Sumário da água

Blog da REBOB

Evento em Itá reúne países do Mercosul para firmar acordos em prol da conservação do rio Uruguai



A cidade de Itá, no Oeste do Estado de Santa Catarina, será palco do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União pela Conservação que acontece nos próximos dias 1 e 2 de dezembro e reunirá representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai com o objetivo de promover a integração em prol da Bacia do Rio Uruguai. O encontro é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA).


“É um prazer receber um evento deste porte na minha conterrânea cidade, onde fui prefeito por cinco mandatos. Este Simpósio tem papel fundamental na integração regional para o desenvolvimento ambiental, cultural, econômico e político da população que vive ao longo do Rio Uruguai”, enfatiza o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto.


O Secretário Leonardo Porto Ferreira destaca a importância do evento: “Vamos promover a integração das cidades e sociedades civis, parlamentos e autoridades por meio de pessoas físicas e jurídicas e entidades públicas e privadas da bacia do rio Uruguai”.


Para o diretor de Biodiversidade e Clima da SDE, Luciano Augusto Henning, um dos objetivos da reunião é discutir e ratificar os princípios da Carta de Itá firmada em 2012 pelos participantes da Terceira Reunião do Fórum de Conservação do Rio Uruguai, da União dos Parlamentares Sul-americanos e Mercosul (UPM). “ Também vamos divulgar legislações que regem o gerenciamento hídrico local, a fim de criar uma rede permanente de informação”, explica.


O Simpósio contará com a participação de autoridades nacionais e governadores dos estados, províncias ou departamentos da bacia do Rio Uruguai. Já estão confirmadas a presença do diplomata Paulo Mendes de Carvalho Guedes, representando o Ministério das Relações Exteriores, o coordenador da Agência Nacional de Águas, Osman Fernandes da Silva, o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto, o Secretário da SEMA/SC, Leonardo Porto Ferreira, o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, a secretária da SEMA/RS, Marjorie Kauffmann e o comandante da Polícia Militar Ambiental PMA/SC, Fábio Henrique Machado.


Além disso, também estarão presentes representantes do Mercosul, como o Diretor de Articulação Política da UPM, Flávio Monteiro, o Secretário da UPM do Bloco Argentino, Germán López e o Presidente do Fórum do Rio Uruguai, José Pérsigo.






Confira a programação completa:



Texto: Pablo Mingoti


Fonte: SDE-SC

23 visualizações