Sumário da água

Blog da REBOB

Expedição percorrerá 400 quilômetros da calha do Paracatu

Entre os dias 23 e 27 de maio, um grupo de expedicionários vai percorrer um trecho aproximado de 400 km do Rio Paracatu. A expedição ‘Rio Paracatu: a joia preciosa do São Francisco’ tem como objetivo analisar, através da calha do Rio Paracatu, a situação em que se encontra a bacia após as enchentes ocorridas no recente período chuvoso. A iniciativa é uma ação conjunta entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH Rio Paracatu), o Movimento Verde de Paracatu (MOVER), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Agência Peixe Vivo, e vários outros apoiadores.



De acordo com o presidente do CBH Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira, o Tonhão, “este ano, a expedição vai levar educação ambiental para as cidades e comunidades do percurso, ensinando e disseminando os cuidados para a preservação e recuperação não só do Rio Paracatu, mas de toda a bacia. Serão realizadas atividades educativas nas cidades de Brasilândia (24/01), Santa Fé de Minas (26/05), e São Romão (27/05)”. Além disso, será produzido um vídeo mostrando a real situação da calha do Rio Paracatu, com as imagens coletadas durante o trajeto.


A Expedição, coordenada e executada pela ONG MOVER e pelo CBH PARACATU, contará com uma equipe de 15 pessoas, composta por pilotos profissionais, membros dos comitês dos rios Paracatu e São Francisco, representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Movimento Verde de Paracatu, entre outros e a equipe de comunicação do CBH Rio São Francisco. Serão utilizados quatro barcos.


A saída será no dia 23 de maio, às 7:00 h, na ponte sobre o rio Paracatu, na BR 040. Todo o trajeto terá o apoio por terra, com um veículo cedido pela ONG MOVER/CBH Paracatu.


Confira a programação:


23/05: Saída às 07h – Ponte da BR040 PERNOITE: Rancho da Associação do Entre Ribeiros


24/05: Saída às 07h do Rancho da Associação do Entre Ribeiros ATIVIDADES e PERNOITE: Brasilândia de Minas


25/05: Saída às 07h de Brasilândia de Minas PERNOITE: Curralinho


26/05: Saída às 07h do Curralinho ATIVIDADES e PERNOITE: Remanso do fogo (Santa Fé de Minas)


27/05: Saída às 07h do Remanso do fogo CHEGADA e ATIVIDADES em SÃO ROMÃO


27/05: Retorno para Paracatu às 14h


Confira fotos da expedição de 2019


Assessoria de Comunicação do CBHSF:

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

*Texto: Mariana Martins

*Foto: Leonardo Ramos

12 visualizações