top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Expedição Piracicaba percorre mais de 240km p/ alertar sobre estado do rio e anunciar investimentos

Expedição Piracicaba percorre mais de 240km para alertar sobre estado do rio e anunciar investimentos



No ultimo sábado, dia 25/03, chegou ao fim a segunda fase da Expedição Piracicaba – Pela vida do rio. Durante a semana das águas, o grupo de expedicionários percorreu mais de 240km, passando pelas cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, para alertar sobre o estado do manancial e a necessidade de sua recuperação. Foram realizados 15 seminários, manifestações culturais e também anúncios de investimentos.


O diagnóstico do rio foi elaborado a partir de estudos promovidos pela Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira (Unifei), por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua. Nas análises, foram encontradas concentrações de microcontaminantes, principalmente de remédios como Ibuprofeno, paracetamol, genfibrozila, naproxeno e diclofenaco e, também, de 4-octilfenol e Bisfenol-A (compostos presentes em plásticos).


O atual estado do decorre, principalmente, devido à falta de tratamento de esgoto. Nesse contexto, considerando que o lançamento de efluentes direto no rio é uma realidade presente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) está investido R$ 70 milhões no Protratar Piracicaba, que financia obras para a implementação e ampliação de sistemas de esgoto e abastecimento de água nas cidades da Bacia.


“O Protratar Piracicaba é um dos maiores pacotes de investimento disponibilizados para os municípios da região. Sabemos das dificuldades dos municípios para tirar as obras de tratamento de água e abastecimento do papel, diante disso, alocamos a maior parcela da arrecadação dos recursos da cobrança pelo uso da água para que as prefeituras tenham condições de construir estações de tratamento de esgoto.”, destaca Jorge Martins, presidente do CBH-Piracicaba.



A Expedição


A Expedição Piracicaba é uma ação de mobilização social realizada pelo CBH-Piracicaba e idealizada pelo Jornal Tribuna do Piracicaba que promove a pesquisa científica.


Conselheiros do comitê, pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Compus de Itabira) e agentes públicos, percorreram as cidades da Bacia para a realização de Seminários das Águas e o lançamento do livro técnico-científico da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, redigido a partir dos dados coletados na primeira fase do evento, em 2019.


Fonte: CBH Piracicaba

12 visualizações
bottom of page