top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Última sessão do #Falacomitês do ENCOB aborda a temática de Água e Educação Ambiental



Senisi Rocha, membro CBH Manhuaçu/ MG, foi o Coordenador da sessão #Falacomitês

da parte da tarde do terceiro e último dia do XXIII ENCOB.


Além do papel de Moderador da sessão, Senisi abordou o case de sucesso Campanha Adote um Rio de Lions Clube, e que água é um dos bens mais fundamentais e por ela queremos unir o Brasil.




Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, do CBH PCJ (FEDERAL), apresentou o case de sucesso na sessão da tarde do último dia do XXIII ENCOB, o projeto Movimento Jovem vem para o PCJ!


A Palestrante disse que a ideia do projeto é mobilizar jovens de 15 a 18 anos a atuarem em favos das bacias, entendendo melhor o contexto da gestão dos recurso hídricos nas bacias PCJ.


Ana Lúcia destacou que nas inscrições do projeto a maioria dos jovens conhece bem o papel dos Comitês PCJ, o que é um resultado muito satisfatório.




Maria Elza Messias Soares de Araújo, membro do CBH do Rio São Miguel/AL, apresentou um vídeo na tarde do último dia do XXIII ENCOB com as Ações do CBH do Rio São Miguel.


Maria Elza fez um panorama histórico do Rio São Miguel, destacou as ações realizadas de abril a setembro de 2021, bem como a articulação do Órgão Gestor - SEMARH para fortalecimento do Comitê.


A Palestrante mostrou a confecção de cartilhas para educação ambiental nas escolas e em toda comunidade da bacia hidrográfica do Rio São Miguel. Ela ainda registrou a aquisição de um veículo para atender aos serviços do Comitê e um barco para atender as demandas e favorecer os pescadores ribeirinhos. Elza Messias também expôs as lindas fotos do concurso de fotografias com imagens da região.




João Gomes Siqueira, membro do CBH BPSI/RJ, apresentou na sessão da tarde #Falacomitês do último dia do XXIIII apresentou o projeto A comunicação como pilar integrador.


Siqueira evidenciou a importância da comunicação e as ações de comunicação do Comitês da Bacia que visam: o fortalecimento; o posicionamento institucional; a divulgação para a sociedade da importância da gestão participativa e do Comitê e Informar e divulgar ao público o papel do CBH na Gestão do Recursos Hídricos.


O Palestrante ressaltou os esforços da equipe para elaboração do Atlas dentro do próprio Comitê, considerada uma grande vitória para os membros.



Erika Cortines, membro CBH Piabanha/RJ, apresentou o case de sucesso sobre o Plano de Capacitação do Comitê Piabanha, na sessão do #Falacomitês do período da tarde do último dia do XXIII ENCOB.


Cortines divulgou que a elaboração do Plano de Capacitação do Comitê Piabanha teve como base o Programa Nacional de Fortalecimento dos CBH's - PROCOMITÊS da ANA. Ela destacou que o público - alvo são todos os representantes das instituições membros dos Comitês Piabanha e o público em geral.


A Palestrante pontuou o que o Plano prevê e os resultados esperados, como por exemplo, o de cumprimento das metas da bacia.


Senisi Rocha abordou os pontos da campanha e como é feito o levantamento do rio e sua região hidrográfica; verificação de instituições que atuam em relação ao rio ou BH; estabelecimento de contato direto do Lions Clube com as instituições, caso existam, bem como o envolvimento do Lions Clube com a gestão dos recurso hídricos.



O Moderador Senisi Rocha abriu o diálgo com os participantes, através de perguntas feitas pelo QR Code na tela de transmissão, para as respostas dos Expositores da sessão dos casos de sucesso dos CBH's.

5 visualizações
bottom of page