top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Apresentação de Cases #FALACOMITÊS no primeiro dia do ENCOB é marcado pela temática de Crise Hídrica

Luiz Carlos foi o monitor e contextualizador no período da tarde no primeiro dia do XXII Encob acerca dos casos de sucesso dos Comitês de Bacias Hidrográficas no tópico #Falacomitês. Ele também mediou os diálogos e perguntas dos participantes e as respostas dos Palestrantes convidados.


Reservatório de Itupararanga na Crise Hídrica


O Professor André Cordeiro apresentou o case acerca do Reservatório de Itupararanga na crise hídrica e destacou a situação crítica de pouca água para uma demanda alta, além de ressaltar a qualidade de péssima a ruim das águas de todas as bacias do Rio Tietê.


O professor apresentou o gráfico do uso dos recursos hídricos a fio d'água ao longo do Rio Sorocaba. De todo modo, ele destacou que o lado positivo dessa crise é de que todos os atores envolvidos no gerenciamento desses recursos puderam se reunir para definir algumas ações emergenciais.



Projeto Piloto de Recuperação do Riacho Ipuçaba no Ceará


Representando o CBH Acaraú/CE, José Maria Vasconcelos Gomes, apresentou o Projeto de Recuperação do Riacho Ipuçaba/CE, experiência importante a ser seguida para a presevação da mata ciliar e, claro, das águas do riacho, gerando segurança hídrica para aquela região.


O Papel do Comitê de Bacia frente à crise hídrica


O Geólogo Emílio Carlos Prandi apresentou o case com o tema O Papel do Comitê de Bacia frente à crise hídrica, bem como suas competências e o potencial hidroeletrico das bacias e a crise hídrica no Paranapanema devido ao baixo volume de chuvas desde o ano de 2018, o que levou aos níveis mais pífios na história da bacia.


Emílio pontuou as situações e discussões e encaminhamento sobre o tema no âmbito dos Comitês de Bacias que integram o Paranapanema.




Operação Orobó


Maurício Vieira Gomes, do CBH RIO NOVO/ES, apresentou o case Operação Orobó e narrou a trágica inundação no vale do rio Orobó e as providências para um plano de revisão de toda a bacia, principalmente a parte do gerenciamento costeiro.


O palestrante destacou o lindo ponto turístico "O frade e a freira" no vídeo exibido ao participantes do XXIII ENCOB, que é uma área de conservação ambiental dentre outras belezas naturais da região.



Juntos pelo Mucuri

A professora Janaína Mendonça, Presidente do CBH RIO MUCURI/MG apresentou o projeto "Juntos pelo Mucuri" com a proposta metodológica riquíssima, subdivida em eixos de atuação implantadas e monitoradas pelas Camâras Técnicos (CT) e do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri (CBH MU1) que envolvem temáticas como: Mobilização e Educação Ambiental; Sistematização de Dados e Gestão da Informação; Revitalização de Microbacias e Monitoramento.

0 visualização
bottom of page