top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ENCOB promove a apresentação de cases #Falacomitês na temática Água e Saneamento



O Coordenador do FNCBHs - Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Hideraldo Buch, foi o moderador da sessão #Falacomitês do período da manhã do 3º dia do XXIII ENCOB.




Com o tema Produtores de água e Floresta Sacra Família, o membro do CBH Guandu/RJ, Luís Felipe Cruz Lenz Cesar, foi um dos expositores do case de sucesso na sessão #Falacomitês da manhã no 3º dia do XXIII ENCOB.


Luís Felipe apresentou o histórico do PAF, desenvolvido há 12 anos pelo Comitê do Rio Guandú e organizações parceiras e ressaltou a importância do trabalho, que detém, atualmente, o dado de mais de 18 propriedades contempladas pelo projeto. Ele destacou, ainda, a importância do pagamento por serviços ambientais - PSA, e o quão valoroso é ver o instrumento na prática.




Os membros do CBH-BG/ RJ, Christiane Bernardo e Izidro Paes Leme Arthou, foram os expositores do case de sucesso com a divulgação do vídeo Atlas da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara: Breve panorama do abastecimento de água e esgotamento sanitário. No vídeo também teve a fala do membro do Comitê, João Paulo Coimbra.

Em destaque, Chistiane Bernardo deu enfoque a questão de que o conhecimento gera pertencimento, e que o objetivo de materiais com apelo visual são mais efetivos para atrair atenção do que relatórios técnicos e densos.


Os palestrantes também explicaram que o mapeamento dos conflitos é importante para entender o território e as ilustrações e mapas são uma forma de comunicar ciência e destacar pontos importantes para os atores estratégicos e sociedade.



Buch fez a dinâmica entre as perguntas dos Participantes on-line e as respostas dos Palestrantes e encerrou a sessão com agradecimento a todos pelas participação no evento deste ano, que foi de forma interativa, através do QR Code na tela de transmissão.

10 visualizações
bottom of page