top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

#Falacomitês apresenta cases na temática de Áreas Costeiras no XXIII ENCOB



A Gerente de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos da CASAN, Patrice Juliana Barzan, foi a moderadora da sessão #Falacomitês: Apresentação de casos de sucesso dos CBH's do XXIII ENCOB, no período da tarde do segundo dia do evento.


Foram apresentados 2 casos acerca de águas costeiras: O Plano de Bacias e de Gestão Costeira do CBH Baía de Ilha Grande e As políticas públicas dos municípios na bacia do Rio Urussanga e suas influências nas águas costeiras do extremo sul catarinense.


Patrice recebeu as perguntas do Participantes on-line, que este ano foi de modo interativo, através do QR Code na tela de transmissão do evento, para as respectivas respostas dos Palestrantes.




Vitor Santos Lisboa, membro do CBH BIG /RJ, foi um dos Palestrantes na sessão #Falacomitês no período da tarde do segundo dia do XXIII ENCOB.


Vítor abordou sobre O Plano de Bacias e de Gestão Costeira do CBH Baía de Ilha Grande e elucidou sobre a importância da zona costeira do Rio de Janeiro. Ele também registrou as imagens aéreas dos municípios de Parati e Angra dos Reis.


O Palestrante explicitou sobre os usos diversificados da água na região e sobre o intenso conflito de interesses de várias instituiçoes e que a política de cada uma delas não é clara e dizer que a Baía de Ilha Grande tem água em abundância não é uma premissa verdadeira.




Yasmine de Moura da Cunha, Membro do CBH Rio Urussanga/SC, foi uma das Ilustres Palestrantes na sessão #Falacomitês do período da tarde do segundo dia do XXIII ENCOB.


A Professora abordou o tema As políticas públicas dos municípios na bacia do Rio Urussanga e suas influências nas águas costeiras do extremo sul catarinense. Ela anunciou que já existe o Plano de Bacia do Rio Urussanga, mas ainda não foi lançado oficialmente.


Yasmine destacou aspectos hidrológicos, socioambientais, dentre outros, acerca da bacia do Rio Urussanga e aclarou aos participantes que a qualidade das águas é altamente influenciada pelos municípios que a integram.





10 visualizações
bottom of page