Fórum em Lassance reforça integração entre turismo sustentável e gestão das águas na Serra do Cabral
- amandachicattomkt
- há 16 horas
- 3 min de leitura

Nos dias 17 e 18 de outubro, o município de Lassance, no Baixo Rio das Velhas, foi palco do 3º Fórum de Turismo da Serra do Cabral, evento promovido pela Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Serra do Cabral, em parceria com o município anfitrião e os demais sete municípios associados: Augusto de Lima, Buenópolis, Francisco Dumont, Jequitaí, Joaquim Felício, Monjolos e Várzea da Palma.
Com o tema “Trilhas que Inspiram: o Estado da Arte da Transcabral e o Futuro do Turismo Regional”, o Fórum colocou em destaque a Trilha Transcabral — uma iniciativa estratégica de integração territorial e de desenvolvimento sustentável no Baixo e Médio-Baixo Rio das Velhas.
A participação ativa dos Subcomitês Guaicuí e Rio Curimataí, vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), foi um ponto de destaque. A atuação conjunta tem reforçado a importância da gestão das águas como eixo estruturante para o turismo sustentável e para o fortalecimento das economias locais.
“A discussão sobre turismo em nossa região está intrinsecamente ligada à água. A disponibilidade hídrica é um fator crucial, seja na Serra do Cabral, englobando as vertentes leste e oeste e seus respectivos Subcomitês”, destacou Álvaro Gomes, coordenador do Subcomitê Guaicuí. “As cachoeiras, córregos e rios, que deságuam no Rio das Velhas e, por consequência, no São Francisco, atraem visitantes para atividades como banho, trilhas e pesca. Assim, a qualidade da água e o turismo caminham lado a lado.”
Para Álvaro, o envolvimento dos Subcomitês no circuito turístico reafirma o compromisso com o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Nossa prioridade é promover o turismo reconhecendo seu impacto econômico positivo, mas garantindo a sustentabilidade. Buscamos conscientizar os visitantes sobre a importância dos afluentes para o Rio das Velhas — muitas vezes desconhecida por pessoas de outras regiões”, completou.
Veja mais fotos:
Turismo e água: uma mesma trilha
A Trilha Transcabral conecta os oito municípios da IGR por meio de unidades de conservação, vilas históricas, comunidades rurais e paisagens naturais e culturais. Mais que um caminho físico, ela se propõe a unir territórios e pessoas em torno do cuidado com as águas, tornando-se um instrumento de educação ambiental e de sensibilização sobre a importância de proteger as nascentes que alimentam o Rio das Velhas e outras bacias hidrográficas, como a do Rio Jequitaí-Pacuí, contribuindo também com a bacia do São Francisco.
Para Maíra Lima, coordenadora do Subcomitê Rio Curimataí, o Fórum mostrou que o turismo pode ser um instrumento de integração e desenvolvimento sustentável quando construído de forma coletiva. “O 3º Fórum reforçou o quanto o turismo pode ser um instrumento de integração e desenvolvimento sustentável quando construído de forma coletiva, envolvendo comunidades, gestores e instituições que acreditam no potencial do nosso território”, afirmou. “A presença e o envolvimento dos Subcomitês Curimataí e Guaicuí têm sido fundamentais para ampliar esse olhar sobre o turismo responsável, especialmente na valorização e conservação das nossas águas. Essa parceria entre o turismo e a gestão das águas é um caminho potente para promover um desenvolvimento verdadeiramente sustentável aqui na Serra do Cabral.”
Um marco para o turismo responsável
De acordo com Karla Ferreira Dias de Oliveira, Diretora de Patrimônio Histórico, Cultura e Turismo da Prefeitura de Lassance, o evento representou um marco para a consolidação de um modelo de turismo que valoriza o meio ambiente e o patrimônio local. “A realização do Fórum em Lassance demonstrou uma forte sinergia para um desenvolvimento turístico que prioriza a sustentabilidade e a preservação cultural. Foi o marco necessário para confirmar que estamos no caminho correto, priorizando o cuidado e a vivência próxima das belezas naturais e culturais da região antes de acelerar o fomento econômico”, avaliou.
Karla também ressaltou a importância da presença dos Subcomitês do CBH Rio das Velhas. “O apoio dos Subcomitês é um indicador crucial de que a visão de turismo responsável está sendo adotada – sua participação valida a necessidade de alinhar o fomento turístico com a gestão hídrica e a revitalização ambiental.”
Fonte: CBH Velhas






