top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Governança da água marca debate no 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

  • amandachicattomkt
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
ree

articulação entre comunidades, conhecimentos e contextos locais guiou o debate da mesa redonda “O papel da governança na conexão das pessoas, saberes e territórios na gestão das águas”, realizada nesta terça-feira, 26 de novembro, durante o 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), em Vitória, Espírito Santo. A discussão reuniu Renata Maranhão, superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Larissa Cayres, coordenadora de recursos hídricos da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia; e Rosa Formiga, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Com uma abordagem centrada na dimensão humana da governança da água, Renata Maranhão destacou que gerir recursos hídricos vai muito além de operar instrumentos legais e técnicos. “Governar a água também é governar relações. É reconhecer que aquilo que fazemos com a água fazemos com as pessoas, com as comunidades, com seus povos indígenas”, afirmou.


Segundo Renata, um dos primeiros passos para avançar na governança é reconhecer e nomear as disputas que estruturam o território. Ela enfatizou a importância de identificar os diversos atores envolvidos, compreender seus papéis e perspectivas e, a partir disso, construir caminhos para assegurar o uso múltiplo da água. “É preciso ampliar a representatividade, alcançar múltiplos saberes e fortalecer a dimensão territorial para integrar planos, políticas públicas e atores com foco na segurança hídrica”, apontou.


A superintendente chamou atenção para as barreiras estruturais que ainda limitam a participação de comunidades tradicionais e pequenos agricultores nos processos decisórios. Entre elas, citou a linguagem excessivamente técnica e a necessidade de ressignificar instâncias colegiadas para torná-las mais acessíveis e inclusivas.


Renata Maranhão também falou sobre os desafios específicos das regiões Norte e Nordeste, que necessitam de modelos de governança capazes de responder às particularidades socioambientais desses territórios. No contexto das mudanças climáticas, ela ressaltou que o cenário tende a se agravar. “Estamos diante de um cenário de mudanças climáticas, em que a oferta de água está cada vez mais comprometida, seja pela quantidade ou pela qualidade, e, ao mesmo tempo, a demanda se amplia entre todos os usuários”, alertou.


Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos


O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.


Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela ABRHidro e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page