top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema avançam



Responsável pelo acompanhamento da implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), com o apoio da Câmara Técnica de Integração (CTIPA), que tem representantes de todos os afluentes e órgãos gestores presentes na Bacia, desenvolveu novas estratégias para execução das ações.


Das 40 ações prioritárias ou continuadas previstas para este ciclo de implementação, 33 têm a execução neste ano. Destas, sete ações necessitam de articulação junto aos órgãos gestores e, por meio da Diretoria do Comitê, os encaminhamentos já foram dados. Nove ações o CBH Paranapanema tem o papel de execução e já fazem parte da agenda de trabalho para 2023. Seis ações são voltadas para Revitalização de Bacias e têm sido trabalhadas junto à Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação, por meio de capacitações e visitas técnicas.


Para as ações que envolvem os Comitês Afluentes, a proposta é leva-las ao 1º Encontro das Diretorias dos CBHs do Paranapanema, previsto para 22 de junho deste ano. Na mesma data, também ocorrerá o 1º Encontro dos Consórcios Municipais do Paranapanema, em que a temática será saneamento básico, a partir das ações do Pirh Paranapanema.


Neste ano se inicia o diálogo para a implementação da Cobrança pelo Uso da Água e, para isso, será publicado um edital para contratação do estudo necessário, contemplando as ações presentes no Plano e previstas para 2023. Também haverá a perfuração de oito poços para monitoramento das águas subterrâneas do Paranapanema, contemplando a continuação da ação GRH.C.1.6. Os desdobramento e o acompanhamento têm sido feitos pela Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS).


Também em desdobramento à ação executado no 1º ciclo do Pirh Paranapanema, para maior alcance do estudo das indústrias se propõe dialogar junto às Federações da Indústrias para fomentar a ampla divulgação. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) realizou um estudo no Rio das Cinzas, a partir deste estudo, o CBH Norte Pioneiro instituiu um grupo de trabalho, que iniciará suas atividades em 1º de junho, avaliará se a Bacia se enquadra em uma Unidade Especial de Gestão, para encaminhar ao órgão responsável o seu parecer ou possível solicitação.


A Câmara volta a se reunir no dia 21 de julho, para mensurar os resultados obtidos e avançar nas etapas de implementação do Plano.


Fonte: CBH Paranapanema

4 visualizações
bottom of page