Governo do Tocantins realiza 1ª Eleição e Posse do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Coco e Caiapó
- amandachicattomkt
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Comitê será responsável por discutir, planejar e decidir como usar e conservar os recursos hídricos de forma equilibrada e sustentável

Buscando promover o uso correto da água, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou na manhã desta quarta-feira, 13, a 1ª Eleição e Posse do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Coco e Caiapó.
O evento ocorreu no município de Caseara e contou com a participação de Representantes do Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Usuários da Água, além dos habilitados que concorreram à eleição e, após a decisão, tomaram posse.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou os esforços que o Governo do Tocantins e a Semarh vêm fazendo para garantir a participação democrática de quem usa e cuida das águas da região. “A criação e posse deste comitê é importante para que possamos ouvir todos os segmentos da sociedade, planejar juntos e tomar decisões que garantam que nossas águas sejam utilizadas de forma responsável hoje e preservadas para as próximas gerações”, afirmou.
Os candidatos que participaram da eleição foram selecionados por meio de processo de cadastramento e análise. Os nomes dos selecionados foram divulgados no Diário Oficial nº 6.795, em uma lista final de habilitados. A relação inclui entidades de três segmentos: usuários de água (como empresas e fazendas), organizações da sociedade civil (como associações e cooperativas) e órgãos do poder público (prefeituras e instituições do Governo).
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, reiterou a importância do trabalho do comitê para o uso consciente e a preservação da água. “O comitê é um espaço legítimo de diálogo e construção coletiva. É nele que definiremos as prioridades, discutiremos soluções e buscaremos o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação dos nossos recursos hídricos”, ressaltou.
Fonte: SEMARH-TO
Comentários