top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Governo Federal promove oficina sobre revitalização de bacias hidrográficas no País

Contribuições apresentadas pelos participantes irão ajudar na formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos para o período de 2022 a 2040


Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nesta terça-feira (27), mais uma oficina com representantes da sociedade civil para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. Desta vez, os participantes puderam levar suas considerações sobre as ações de conservação e recuperação de bacias hidrográficas, que serão consideradas nas futuras diretrizes do setor.


Durante o debate, foram debatidos temas como o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, executado pelo MDR; a experiência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na revitalização das bacias; e as iniciativas desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


Os participantes também discutiram as ações integradas que têm sido executadas para a revitalização de bacias hidrográficas e as melhorias observadas, além dos problemas e desafios identificados para que as ações sejam implementadas com eficiência.


Outro tema abordado foi o Programa Águas Brasileiras, lançado pelo Governo Federal com objetivo de ampliar, por meio da revitalização de bacias hidrográficas, a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população. Além do MDR, integram o Programa os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além de estados e municípios.


Sobre as oficinas


No decorrer deste ano, o MDR, com o apoio técnico da ANA e em articulação com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), vem liderando o processo participativo de elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos, que constituirá a estratégia nacional para o gerenciamento dos recursos hídricos no horizonte 2022-2040. O processo de elaboração do PNRH constitui uma oportunidade de dar luz às principais necessidades de aprimoramento ou lacunas da política de recursos hídricos, seus instrumentos de gestão, seus espaços colegiados e da integração com as políticas setoriais e entre os níveis de planejamento.


Confira o calendário completo e outras informações sobre o processo participativo de elaboração do PNRH 2022-2040 neste link.


1 visualização
bottom of page