top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Governo Federal se reúne com setor de energia para debater Plano Nacional de Recursos Hídricos

Encontro foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)



Brasília (DF) – Representantes do setor de energia participaram, nesta terça-feira (25), de videoconferência com o Governo Federal para discutir a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. O encontro foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


Esta é a segunda oficina setorial com o objetivo de estabelecer diretrizes, programas e metas para o PNRH, por meio de um processo de discussão com a sociedade civil. O primeiro encontro foi realizado em 18 de maio, com foco na área de saneamento. Na próxima terça-feira (1º), o encontro será com o setor de agricultura e irrigação. Além disso, foram realizadas cinco oficinas com representantes de todas as regiões do Brasil.

A coordenadora geral de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Adriana Lustosa, reforçou a importância dos estudos para elaboração do PNRH serem participativos. "Ainda temos um conjunto de oficinas para serem realizadas até outubro deste ano e a nossa ideia é sair de cada uma com o máximo de ideias consolidadas", contou.


Adriana comentou, ainda, que há uma enquete pública on-line, disponível no site do MDR, que tem como objetivo identificar a percepção da sociedade em relação à situação dos recursos hídricos nas localidades onde residem (quantidade e qualidade) e o que consideram mais estratégico para a melhoria do setor. Para acessar, clique neste link.


Durante o evento, o especialista em recursos hídricos da ANA, Flávio Tröger, apresentou a base técnica para o PNRH. O relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos traz o registro da evolução da política nacional por ciclos. "O ciclo 2017-2020 é a base preliminar para a construção do novo plano nacional. Ela é a referência utilizada em todas as oficinas e traz o diagnóstico e prognóstico para o novo plano", explicou. O documento está disponível para consulta neste link.


A programação foi dividida em dois momentos. O primeiro, com apresentações do MDR, da ANA e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de um debate sobre Perspectivas para a Melhoria da Integração das Políticas de Recursos Hídricos e Energia no âmbito do PNRH 2022-2040. E o segundo com atividades em grupo para discussões de temas que integram os setores de segurança hídrica e energia.


Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Operadora Nacional do Sistema (ONS) e do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE) também participaram do encontro.


Saiba mais


Desde 2019, MDR e ANA trabalham na construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Naquele ano, foram propostas as bases conceituais para o processo participativo de elaboração do documento. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o calendário previsto de elaboração do novo PNRH sofreu adiamento e vem sendo retomado neste momento.


Para mais informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, clique neste link.



0 visualização

Comments


bottom of page