Sumário da água

Blog da REBOB

Governos do Brasil e Paraguai debatem ações para aumentar segurança hídrica


Governos brasileiro e paraguaio debatem ações para aumentar a segurança hídrica (Adalberto Marques/MDR)

Agricultura irrigada e tecnologia utilizada na transposição do Rio São Francisco foram alguns dos temas abordados durante o encontro


Brasília (DF) – Representantes dos governos do Brasil e do Paraguai se reuniram nesta segunda-feira (21), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para trocar experiências sobre políticas públicas de gestão e incentivo à agricultura irrigada e de segurança hídrica. Entre os temas debatidos estiveram a tecnologia utilizada nas obras da transposição do Rio São Francisco, a construção de perímetros irrigados e realização de parcerias público privadas.


Durante o encontro, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sergio Costa, ressaltou a importância da troca de experiência entre os dois países. “Este encontro é o reflexo de nossas obras, de nossos investimentos. Estamos mostrando aos países da América Latina o tanto que o Brasil tem interesse em desenvolver seus recursos hídricos para que seja possível investir em produção, no desenvolvimento do semiárido, que é a região mais seca do Brasil e tem aproximadamente 28% da população do país”, enfatizou. “Compartilhar com os países vizinhos o que estamos fazendo é excelente. A América Latina precisa caminhar junta, pois no futuro seremos os principais exportadores de alimentos”, ressaltou.


Já o diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares, apresentou o trabalho feito pelo MDR na área de agricultura irrigada “O Brasil tem uma experiência muito importante na área da transposição do São Francisco, principalmente com os perímetros irrigados que a Codevasf vem desenvolvendo ao longo desses anos no Nordeste. Temos, inclusive, o Nilo Coelho, que é um dos mais antigos e um dos melhores exemplos do resultado da utilização da agricultura irrigada em locais que antes não se produzia nada por conta do baixo índice pluviométrico”, destacou. A Codevasf é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública vinculada ao MDR.


O ministro de Agricultura do Paraguai, Moisés Santiago, comentou que planeja levar algumas das ações apresentadas para seu país. “Queremos ver mais a fundo a experiência do Brasil em vários aspectos, mas principalmente na administração de recursos hídricos para fins produtivos. Nesse sentido, queremos aproveitar a boa relação que temos e ver como podemos aproveitar a experiência brasileira nessa área para levarmos para o Paraguai”, declarou o ministro.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

10 visualizações