top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

IAT promove reuniões para retomada das atividades do Comitê de Bacias do Médio Iguaçu

Além de retomar as atividades, objetivo dos encontros é recompor um Comitê diverso e com grande representatividade. Eles são compostos pelo poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil.

ponte Jose Richa em União da Vitória - Foto Gilson Abreu Foto: Gilson Abreu
ponte Jose Richa em União da Vitória - Foto Gilson Abreu Foto: Gilson Abreu

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, vai promover reuniões setoriais para a retomada das atividades e atualização da composição do Comitê de Bacias Hidrográfica do Médio Iguaçu. O objetivo é constituir um comitê diverso e com grande representatividade.


Com uma área composta, total ou parcialmente, por 22 municípios na região Centro-Sul e Sudeste do Estado, a Unidade Hidrográfica está localizada entre o segundo e o terceiro planaltos paranaenses.


De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, os Comitês de Bacias Hidrográficas são importantes para debater políticas públicas a respeito da gestão dos recursos hídricos, tendo em vista que o uso de água nas bacias é destinado para abastecimento público, abastecimento industrial e hidroeletricidade.


Ele destaca, ainda, que é nas reuniões dos comitês que ocorrem debates acerca da gestão dos reservatórios. “Estamos enfrentando problemas com relação ao nível dos reservatórios por conta da falta de chuvas. Discutimos todas as ações que desenvolvemos no Estado para ter água em quantidade e qualidade suficiente para atender as demandas da população”, disse.


A gerente de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto Água e Terra, Danielle Tortato, explica que as reuniões setoriais serão por videoconferência. “As reuniões serão abertas para os representantes das instituições atuantes na Bacia, de acordo com o segmento em que se encaixam. Os participantes discutirão e definirão quais entidades irão representar cada segmento no Comitê”, afirmou.


COMITÊS – Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição, e fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Eles são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil.


REUNIÕES – A reunião para a retomada das atividades da Bacia Hidrográfica do Médio Iguaçu aberta aos usuários da bacia acontece no dia 25 deste mês, às 15 horas. Para o poder público, o encontro ocorre em 30 de agosto, às 15 horas. Já para com a sociedade civil, será em 1º de setembro, às 15 horas.


Para mais informações e/ou manifestação de interesse em participar, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3213-4752 ou pelo e-mail cbhmedioiguacu@iat.pr.gov.br. O link da reunião será enviado aos interessados.

Serviço

Reuniões - Comitê das Bacias Hidrográficas do Médio Iguaçu Inscrição: (41) 3213-4752 ou cbhmedioiguacu@iat.pr.gov.br

Para usuários Data: 25 de agosto Horário: 15 horas

Para o Poder público Data: 30 de agosto Horário: 15 horas

Para a Sociedade Civil Organizada Data: 01 de setembro Horário: 15 horas

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/


Fonte: Instituto Água e Terra

0 visualização
bottom of page