top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Igam abre chamada para submissão de trabalhos para Revista Mineira de Recursos Hídricos

Igam abre chamada para submissão de trabalhos científicos para publicação na Revista Mineira de Recursos Hídricos



O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) abriu chamada para submissão de trabalhos científicos que irão compor o quarto volume da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo próprio órgão. Artigos científicos e notas técnico-científicas podem ser enviadas, exclusivamente, pelo site da RMRH.

Para que os artigos e notas sejam publicados na revista, que tem previsão de fechamento em dezembro de 2023, é necessário que os materiais sejam enviados até o dia 30 de setembro. Após esse prazo, os trabalhos submetidos serão avaliados para o quinto volume do periódico. Os envios podem ser feitos por meio do link.

Serão aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, nas subáreas de planejamento integrado; instrumentos de gestão; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; e análises qualitativas e quantitativas. Também podem ser submetidos artigos relacionados a instrumentos econômicos; sistemas de informação; questões sociais relacionadas; regulação do uso; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública; usos e reuso da água; aproveitamento hidrelétrico; bem como sobre direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.

As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista, na aba ‘Submissões’, admitidos trabalhos originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que pelo menos um dos autores possua título de mestre ou doutor. No site também está disponível para download o Template, de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site: rmrh.igam.mg.gov.br

AVALIADORES AD HOC

Os pesquisadores do Brasil e do exterior, com título de doutor e significativa produção científica, que tenham interesse em colaborar com o processo de avaliação dos trabalhos científicos submetidos à Revista Mineira de Recursos Hídricos podem se cadastrar para participarem da RMRH como membros do corpo de avaliadores ad hoc.

A RMRH tem fluxo contínuo de recebimento e publicação e os avaliadores recebem certificados após a conclusão de cada parecer. Os interessados devem preencher o formulário disponível no menu: Cadastro.

RMRH A Revista Mineira de Recursos Hídricos é uma iniciativa do Igam, com publicação eletrônica e contínua, que mantém como objetivo a difusão do conhecimento e a disseminação de pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos. O periódico consta, atualmente, em 13 indexadores conceituados em sua área de atuação, nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, Latindex e PKP Index.

Matheus Adler Ascom/Sisema


50 visualizações
bottom of page