top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

II Oficina de Conhecimento Geocientífico (PNM2050) – 08 e 09 de março 2022


O SGB – Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está desenvolvendo estudos preparatórios e ações para atender um novo ciclo de planejamento da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia – MME. O objetivo principal é a elaboração do Plano Nacional de Mineração 2050 – PNM2050, que deverá estabelecer diretrizes e objetivos de longo prazo para o setor mineral brasileiro, orientando tendências e assinalando opções de expansão desse segmento no horizonte 2022-2050.

No âmbito do PNM2050, o Caderno 1 – Conhecimento Geocientífico do Brasil, sob a responsabilidade do SGB – Serviço Geológico do Brasil, tem como objetivo a análise do panorama atual do conhecimento geocientífico do território nacional e o planejamento de ações que possibilitem a sua intensificação por meio de tecnologias e estratégias direcionadas a fornecer subsídios à descoberta de novos depósitos minerais, com intuito de alavancar o desenvolvimento socioeconômico do país. Os temas abordados neste caderno envolvem as seguintes áreas das geociências: geologia (levantamentos básicos); geofísica; geoquímica; geologia marinha; recursos minerais; geodiversidade; riscos geológicos; geoconservação e hidrologia (água superficiais e subterrâneas).

A participação de diversos setores é essencial para subsidiar a elaboração do planejamento estratégico, portanto, dando continuidade ao processo participativo, o SGB estará realizando nos dias 08 e 09 de março de 2022, no formato virtual, a II OFICINA DE CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO, que tratará dos temas geodiversidade, riscos geológicos, geoconservação e hidrologia (água superficiais e subterrâneas), conforme programação anexa.

O SGB – Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem o imenso prazer de convidar para participar do evento, por meio do link: (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/live-cprm).

Aproveitamos a oportunidade e solicitamos sua participação (por meio do link https://forms.gle/LUdMyCREktYFjBPC6) na II PESQUISA PARA SUBSÍDIOS AOS ESTUDOS PREPARATÓRIOS DO PLANO NACIONAL DE MINERAÇÃO (2022-2050), cujos resultados serão apresentados nesta oficina.

Serviço Geológico do Brasil Setor Bancário Norte – SBN Quadra 02, Lote 14, Bloco H, 2º andar – Brasília CEP: 70040-904 www.cprm.gov.br

11 visualizações
bottom of page