top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Instituto Água Conecta é a nova entidade executiva dos comitês do leste de SC



O Instituto Água Conecta, associação civil sem fins lucrativos e especializado em governança de água, foi selecionado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em Santa Catarina) como nova entidade executiva para apoiar os comitês de bacias hidrográficas catarinenses e dar suporte na implementação de instrumentos de gestão dos recursos hídricos. O Água Conecta irá apoiar os comitês das bacias hidrográficas do Rio Camboriú, Cubatão e Madre, Itajaí, Tijucas e Biguaçu, entre 2023 e 2025. Formado por uma equipe multidisciplinar com especialistas em recursos hídricos o grupo tem como objetivo principal dar suporte e promover ações de apoio aos comitês do Leste do Estado. Os comitês são essenciais em um contexto cada vez mais urgente de mudanças climáticas, poluição e escassez de água. A articulação de debates, realização de estudos e capacitações regionais, são parte de um esforço nacional para promover a segurança hídrica e minimizar os impactos dos problemas ambientais relacionados à gestão das águas.

Ações previstas

Como entidade executiva, o Instituto Água Conecta será responsável por:

  • aperfeiçoar os processos de decisão dos comitês;

  • realizar ações de capacitação e atualização técnica;

  • promover ações de comunicação social para ampliar a visibilidade dos comitês;

  • elaborar estudos específicos sobre recursos hídricos;

  • apoiar na implementação dos instrumentos de gestão dos comitês;

  • contribuir com os programas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA;

  • promover a integração e a troca de experiência entre os comitês de bacia hidrográfica,que partilhem do mesmo agrupamento atendido.

As atividades já foram iniciadas e o grupo realizou as primeiras reuniões de planejamento. Acompanhe também as nossas redes e fique por dentro de todas as ações previstas de apoio aos comitês.

Conheça melhor as ações realizadas pelo Instituto Água Conecta.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

30 visualizações
bottom of page