top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Integração hídrica do semiárido piauiense avança com participação da Semarh em oficina do Ministério da Integração

  • 12 de jun.
  • 2 min de leitura

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) participou, nesta terça-feira (QUARTA 10), em Teresina, da Oficina Participativa do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) do Projeto de Integração Hídrica do Semiárido Piauiense, iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Representando a pasta, a diretora de Recursos Hídricos, Joquebede Benvindo, participou das discussões voltadas à construção de soluções para ampliar a segurança hídrica em municípios do semiárido do estado.


Realizado no Gran Hotel Arrey, na zona leste de Teresina, o encontro reuniu técnicos e representantes de instituições públicas em um ambiente de cooperação e trabalho colaborativo, com o objetivo de contribuir para a elaboração do projeto que pretende complementar a oferta de água em cidades localizadas, principalmente, no SEMIÁRIDO , por meio da captação no RIO de SobradinhO


Diferentemente de uma consulta pública convencional, a oficina foi estruturada com apresentações técnicas, debates e atividades em grupo, permitindo que os participantes apresentassem sugestões e contribuições que serão incorporadas à consolidação final do EVTEAS.


Para a diretora de Recursos Hídricos da Semarh, Joquebede Benvindo, a participação do Estado é fundamental para garantir que o projeto atenda às necessidades reais das populações mais vulneráveis à escassez de água.


“Estamos discutindo uma iniciativa estratégica para o futuro do semiárido piauiense. A presença da Semarh nesse processo é importante para assegurar que as soluções propostas sejam compatíveis com a realidade local e contribuam para fortalecer a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas”, destacou.


Entre os objetivos da oficina estão a apresentação dos resultados preliminares do estudo, a construção coletiva de propostas técnicas e o fortalecimento da articulação entre os órgãos estaduais envolvidos na gestão dos recursos hídricos.


Considerado um dos mais importantes projetos estruturantes em discussão para o Piauí, o sistema de integração hídrica poderá representar um novo marco para a convivência com a seca, ampliando a disponibilidade de água e impulsionando o desenvolvimento econômico e social em áreas historicamente afetadas pela irregularidade das chuvas.


A contribuição técnica da Semarh, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, integra o esforço conjunto entre União e Estado para viabilizar uma solução de longo prazo capaz de garantir mais segurança hídrica e qualidade de vida para milhares de piauienses.


A contribuição técnica da Semarh busca garantir mais segurança hídrica e qualidade de vida para milhares de piauienses.


Fonte: SEMARH-PI


Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page