top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Integração Pelas Águas pauta participação do CEIVAP no 25º ENCOB



De 21 a 25 de agosto, representantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) estiveram na cidade de Natal/RN, para um dos eventos mais relevantes da área de gestão hídrica do Brasil, o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). O evento reuniu colegiados e instituições do país afora para uma grande troca e compartilhamento de experiências, visando o fortalecimento do sistema de gerenciamento hídrico como um todo.

Com seu stand conjunto, o CEIVAP, os comitês afluentes fluminenses da bacia do Paraíba do Sul, e outros comitês estaduais do Rio de Janeiro, marcaram presença no Encontro, e demonstraram na prática a verdadeira “Integração Pelas Águas”, não por coincidência sendo a temática do stand pelo terceiro ano consecutivo de participação.

Durante a programação do ENCOB, a diretoria e membros do CEIVAP participaram de diversas atividades e conduziram diálogos relevantes sobre experiência da gestão na bacia do Paraíba do Sul. No dia 22 de agosto, o presidente do CEIVAP, Marcelo Manara, apresentou as principais ações e projetos do Comitê e os desafios da governança, na seção #FalaComitês. Neste mesmo dia, o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, explanou sobre a “Cobrança como instrumento efetivo de governança”, mostrando as experiências exitosas do CEIVAP no que tange a aplicação e recursos da cobrança.

A Arena das Águas também foi palco do CEIVAP durante a programação do Encontro. O coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê, Eduardo Araújo, juntamente com os diretores do colegiado, falaram sobre o processo de elaboração e implementação do Plano e Programa de Educação Ambiental na Bacia do Paraíba do Sul. Ainda na programação do evento, a diretoria participou do Podcast #FalaComitês, onde individualmente puderam falar mais sobre os programas e projetos do CEIVAP, e resultados já obtidos.

Compondo a programação do stand “Integração Pelas Águas”, o CEIVAP expôs em detalhes a estrutura do Plano de Gerenciamento de Risco da Bacia do Paraíba do Sul, através da fala da Marina Mendonça, gerente de recursos hídricos da AGEVAP; e também usou o espaço para falar de um de seus maiores programas de saneamento, o PROTRATAR, com a apresentação conduzida pela especialista em recursos hídricos, Ana Caroline Pitzer.

Para o presidente do CEIVAP, a integração se dá a partir do momento que há mobilização e ação em prol de uma mesma causa e interesse. “Nossa participação no ENCOB foi estruturada para que todos os Comitês tivessem espaço e direito a fala, com uma programação que possibilitou que todos pudessem se apresentar as mais de duas mil pessoas que passaram pelo evento”, pontuou Manara. Além de participar da programação do evento, o CEIVAP também esteve envolvido na organização do ENCOB, por meio da sua representatividade no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), através de seu secretário, Matheus Cremonese, e do membro, Elias Adriano.

Sobre o ENCOB

Em sua 25ª edição, o ENCOB trouxe como tema central as “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, com uma programação de jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos.

Organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), um dos principais objetivos do ENCOB é possibilitar que os Comitês identifiquem as oportunidades e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada. A próxima edição do evento será na região sudeste, no Espírito Santo, em 2025.


Fonte: CEIVAP

6 visualizações

Comments


bottom of page