top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Jornada de Capacitação discute elaboração e implementação de planos de recursos hídricos



Nesta quinta-feira, 29 de julho, das 15h às 18h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará a 6ª Roda de Conversa no contexto da Jornada de Capacitação para Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). O evento – que terá como tema Elaboração e Implementação de Planos de Recursos Hídricos: Desafios e Atribuições – é aberto e pode ser acessado por qualquer pessoa pelo link http://bit.ly/JCJUL21. Os(as) convidados(as) apresentarão suas experiências sobre o tema e responderão as perguntas feitas pelo chat do evento.


A 6ª Roda de Conversa contará com a participação de quatro convidados: a diretora geral da Agência Peixe Vivo, Célia Froes; o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB), Porfírio Loureiro; o presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), Renato Veneziani; e o diretor de Gestão e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Thiago Santana. A moderação ficará por conta da coordenadora de Planos de Recursos Hídricos da ANA, Luciana Zago.


Os encontros da Jornada de Capacitação são realizados para promover o intercâmbio de experiências sobre a atuação dos comitês na gestão das águas do Brasil e fazem parte das Trilhas de Aprendizagem para Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos de Recursos Hídricos. Cada um dos dez eventos acontecerá na última quinta-feira de cada mês, das 15h às 18h, entre fevereiro e novembro deste ano. Estão previstas rodas de conversa sobre temas estratégicos para membros de comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos, além de técnicos de instituições que apoiam o funcionamento tanto de comitês quanto de conselhos.


As rodas de conversa acontecerão na plataforma Microsoft Teams, sendo que as participações em cada encontro darão direito a certificado emitido pela ANA mediante preenchimento de questionário sobre o que foi discutido.


Agenda dos próximos encontros da Jornada de Capacitação


29/07/21

Elaboração e Implementação de Planos de Recursos Hídricos: Desafios e Atribuições


26/08/21

Participação Social na Elaboração e na Implementação dos Planos de Recursos Hídricos


23/09/21

Formas de Apoio à Atuação dos Comitês Interestaduais – Contratos de Gestão e Termos de Colaboração, Articulação com Estados para Gestão da Bacia


28/10/21

Cobrança pelo Uso da Água – Metodologias para Cálculo e Experiências de Implementação


25/11/21

Aplicação dos Recursos da Cobrança – Manual Orientativo dos Planos de Aplicação Plurianuais (PAPs)


Comitês de bacias

Os comitês de bacias hidrográficas são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e estão previstos na Constituição Federal desde 1988. Sua composição diversificada e democrática contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Assista à animação da ANA que explica os comitês.


Os membros dos comitês são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. As principais competências desses colegiados são: aprovar o plano de recursos hídricos da bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.


No Brasil há mais de 230 comitês de bacias em funcionamento, sendo dez deles com rios de domínio da União – interestaduais ou transfronteiriços. As seguintes bacias nessa condição possuem comitê: Doce; Grande; Paraíba do Sul; Paranaíba; Paranapanema; Parnaíba; Piancó-Piranhas-Açu; Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); São Francisco; e Verde Grande.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

4 visualizações
bottom of page