top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

LAB Jovens 2022 - Preservar a biodiversidade do oceano e dos rios


Programa gratuito capacita jovens para a elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável e de defesa do meio ambiente


O LAB Jovens é um programa de formação e de apoio a projetos-ações desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil e direcionado a jovens brasileiros de 18 a 26 anos. É inovador em seu formato, que inclui webinários, oficinas e mentorias, e na sua proposta de construção de uma rede nacional permanente de jovens defensores do meio ambiente. O tema da edição deste ano é Preservar a biodiversidade do oceano e dos rios.


E por que o projeto é voltado para os jovens? Porque a Embaixada da França acredita que a juventude tem um papel fundamental na defesa do meio ambiente e da biodiversidade, além de ser uma força motriz capaz de gerar mudanças significativas.


As inscrições vão do dia 2 ao dia 8 de maio, no site www.labjovens.com.br. A primeira fase do programa oferece 500 vagas para jovens de todas as regiões do país e prevê uma série de eventos virtuais sobre a biodiversidade no meio aquático, com a participação de cientistas, ativistas e representantes da sociedade civil. Os jovens selecionados para a fase seguinte receberão mentoria e serão acompanhados para desenvolver um projeto, individual ou coletivo, de A a Z.


Dez projetos serão apoiados com um “fundo-semente” e poderão sair do papel.



Edição de estreia, comunidade atuante - Os jovens que participaram do LAB Jovens em 2021 constituem uma rede de apoio ainda hoje conectada via instagram, pelo @labjovens. Entre os projetos selecionados no ano passado e que estão em fase de implementação estão o Bueiro Azul, que instala uma tela metalizada nos bueiros da cidade do Rio (RJ); o ÁguaPET, que prevê uma estrutura construída em material reciclável que serve de suporte para uma planta que despolui os canais de Belém, no Pará; e o (A)ratú que implementa boas práticas em uma comunidade marisqueira de Aracajú, em Sergipe. Esses são apenas três exemplos entre tantos, diferentes entre si, surpreendentes e factíveis. Projetos que foram sonho um dia, mas encontraram instrumentos e suporte, ganharam forma e saíram do papel.


Finalistas de todo o país reunidos no Rio de Janeiro. Edição 2021. ©tai.awa
Finalistas de todo o país reunidos no Rio de Janeiro. Edição 2021. ©tai.awa

Parceiros do LAB Jovens 2022:


- Organização - FundoCasa Socioambiental, Instituto Ecologico Aqualung, IRD - Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento, Rare Brasil, Viração educomunicação, WWF Brasil.

- Apoio - Câmara de Comércio França-Brasil, Delegação da União Europeia, Engajamundo, Fondation Tara Ocean, L'Oreal


FrancEcoLab Brasil - O LAB Jovens faz parte de uma iniciativa mais ampla da Embaixada da França, o FrancEcoLab Brasil, que visa sensibilizar os jovens para as questões ambientais e dar a eles as ferramentas para agir. O eixo escolar do FrancEcoLab Brasil mobiliza professores e alunos de francês em mais de 50 escolas brasileiras, do ensino fundamental ao médio, com conteúdos educacionais, oficinas e concursos. O LAB Jovens e o eixo escolar do FrancEcoLab Brasil compartilham o mesmo tema a cada ano e realizam ações conjuntas com seus públicos e parceiros.


Inscrições e regulamento: www.labjovens.com.br

De 02 a 08 de maio

Contato imprensa Embaixada da França:

Alice Gouzer - 61 99935-3638

Fernanda Isidoro - 61 99966-4771 (a partir de 08/05)


Rachel Souvré,

assessora da cooperação técnica na embaixada da França que participa da coordenação do projeto LAB Jovens desde a sua criação em 2021. Ela trabalha com a sociedade civil pela defesa dos direitos humanos e apoio às iniciativas ambientais, e é Líder da Realidade Climática. Já atuou na área de desenvolvimento comunitário com organizações da sociedade civil e a municipalidade de Saint Louis, MO nos Estados Unidos. É formada em governança urbana.


390 visualizações
bottom of page