top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Maranhão participa de debate sobre o futuro das águas em encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas

  • amandachicattomkt
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Tendo como ponto central a gestão participativa das águas no país, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), participou da 26ª edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado na última semana (8 a 13/09) em Vitória (ES). Considerado maior encontro de gestão de águas do Brasil, o evento reuniu representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água, envolvendo todos os entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.


“A presença do Maranhão no encontro reforça o compromisso do Governador Carlos Brandão com a gestão dos recursos hídricos no estado evidenciando o papel estratégico dos comitês de bacia para o fortalecimento das políticas públicas, principalmente no cenário atual marcado por mudanças climáticas”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas.


O evento contou com diversos painéis temáticos, oficinas, exposições e momentos de integração. Para Leonardo Viana, superintendente de Recursos Hídricos da Sema, o encontro favorece o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade em torno da gestão hídrica. “Aqui não só trocamos experiências, mas definimos nossos desafios e metas para o futuro”, pontuou.



O Maranhão esteve representado por uma delegação integrada por representantes das bacias hidrográficas e do fórum maranhense desses colegiados, além de técnicos e analistas da Sema. Além de projetos e ações em andamento, a Sema também levou atividades exitosas realizadas no estado no monitoramento das bacias hidrográficas.


Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 ampliou o debate sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e modos de vida, evidenciando a urgência de fortalecer a governança das águas como eixo estruturante para a adaptação, justiça ambiental e sustentabilidade.


“Foi um momento importante para absorver experiências de todo o Brasil e colocar o Maranhão no debate nacional”, ressaltou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim e Grajaú, Francisco Neto.


Fonte: SEMA-MA

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page