top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

MDR debate novo Plano Nacional de Recursos Hídricos com os setores de indústria e mineração

Videoconferência realizada nesta terça-feira (8) é mais uma oficina setorial para elaboração das diretrizes nacionais do setor hídrico para os próximos 18 anos



Brasília (DF) - Representantes dos setores de indústria e mineração se reuniram com o Governo Federal, nesta terça-feira (8), para discutir programas e metas da elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e de Saneamento Básico (ANA), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).


Essa é a quarta oficina setorial de um total de seis para a discussão dos processos de elaboração do novo Plano Nacional. O objetivo é manter o diálogo com todos os segmentos integrantes e tornar o trabalho mais participativo.


A coordenadora-geral de Política e Planejamento de Recursos Hídricos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Adriana Lustosa, explica que as oficinas são essenciais para estabelecer diretrizes do PNRH 2022-2040. "Nosso objetivo é ouvir os setores sobre o que é necessário para interligar as políticas setoriais à política nacional de recursos hídricos", afirma.


Durante o encontro, foram apresentados dados que evidenciam a preocupação do setor de indústria e mineração com a sustentabilidade no uso de água, promovendo a recirculação e o reuso. "O setor de mineração consegue reaproveitar até 95% de água, por meio de recirculação nos seus processos produtivos", comentou o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo.


Também participaram da oficina representantes dos ministérios da Economia (ME) e de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos na Confederação Nacional de Indústrias (CNI) e no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).


Oficinas


Melo reforçou que "as contribuições nos debates com setores de saneamento, energia, agricultura, indústria e mineração ressaltam a importância de fortalecer a gestão eficiente dos recursos hídricos, garantindo usos múltiplos". Ele também ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura e conservação dos recursos hídricos para aumentar a resiliência do país no enfrentamento de crises no setor.


Na próxima terça-feira (15), está prevista a realização da penúltima oficina setorial, desta vez com o setor de transporte aquaviário. A última videoconferência desta rodada será com entidades representativas da área de pesca, lazer e turismo.


Para conferir a agenda para os próximos encontros, acesse este link.


Saiba mais


Desde 2019, MDR e ANA trabalham na construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Naquele ano, foram propostas as bases conceituais para o processo participativo de elaboração do documento. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o calendário previsto de elaboração do novo PNRH sofreu adiamento e vem sendo retomado neste momento.


Para mais informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, clique aqui.


3 visualizações
bottom of page