Mesa debate desafios da gestão hídrica na Amazônia diante de eventos extremos no 26º SBRH
- amandachicattomkt
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A intensificação de secas históricas e cheias severas na Amazônia nos últimos anos evidencia o aumento da variabilidade climática na região e os desafios para garantir segurança hídrica e adaptação climática. A avaliação foi apresentada por Marcela Ayub Brasil, coordenadora de Conjuntura e Indicadores de Recursos Hídricos da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), durante o 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), nesta quinta-feira, dia 27 de novembro.
Durante sua apresentação, Marcela Brasil destacou que a Amazônia vive um ciclo crescente de extremos climáticos, com secas históricas e cheias recordes que vêm agravando impactos sobre comunidades, ecossistemas, navegação e abastecimento. Ela reforçou que estudos recentes da ANA apontam reduções significativas na disponibilidade hídrica em diferentes sub-bacias amazônicas, além de riscos elevados para povos indígenas, comunidades tradicionais e populações vulneráveis.
Para Marcela, o fortalecimento da cooperação internacional entre países amazônicos e da atuação de organismos regionais, como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), é essencial para enfrentar riscos climáticos compartilhados e avançar na agenda de adaptação na bacia amazônica.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






