top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional visita embarcação da ANA para monitoramento de rios amazônicos durante a COP30

  • amandachicattomkt
  • há 10 horas
  • 3 min de leitura
ree

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, conheceu a Embarcação de Apoio Fluvial nº 1 (EApFlu1) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que está atracada em Belém (PA) durante a COP30. Batizada com o nome de “Uiara”, que significa “mãe d’água”, essa é a primeira embarcação nacional projetada para o monitoramento das águas na bacia Amazônica – consolidando uma parceria inédita entre a ANA, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Marinha do Brasil – e que entrou em operação em 31 de outubro


Também participaram da visita os diretores da ANA Larissa Rêgo e Leonardo Góes; o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira; o capitão de Mar e Guerra José Fabio Carneiro da Silva, chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN); a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho; o superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Marcelo Medeiros; entre outras autoridades.


Durante a visita, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional destacou a importância do monitoramento hidrológico, que contará com a Uiara sobretudo em regiões amazônicas de difícil acesso. “O monitoramento hidrológico é decisivo para um bom planejamento, uma boa definição de política pública”, afirmou Góes. 


ree

Buscando superar os desafios enfrentados para se operar as estações hidrológicas na Região Amazônica, a Agência contratou a construção de duas Embarcações de Apoio Fluvial, que permitirão um deslocamento rápido e seguro para as equipes responsáveis pelos trabalhos de monitoramento sobretudo nas regiões de difícil acesso, contribuindo para o monitoramento dos rios e a fiscalização dos usos de recursos hídricos no Brasil. 

Equipada com instrumentação hidrológica de ponta, a Uiara permite a realização de medições de vazão, parâmetros de qualidade da água e transporte de sedimentos, informações fundamentais para compreender o comportamento dos rios da Amazônia e apoiar as previsões de cheias e secas na região. A embarcação também será essencial para a segurança da navegação e para o estudo da dinâmica geomorfológica dos rios da Amazônia Ocidental. 


Além da Uiara, uma segunda embarcação, batizada de Jaci, em homenagem à deusa lua das tradições indígenas, está sendo construída no Estaleiro B3, em Simões Filho (BA). Ambas foram nomeadas em votação interna promovida pela ANA e pelo SGB em 2024, na qual “Uiara”, que significa “mãe d’água” ou “a dominadora”, recebeu 31,8% dos votos registrados. Por sua vez, “Jaci” ganhou 19,4% dos votos. 


ree

A RHN


A ANA coordena as atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A Agência possui uma rede de monitoramento de níveis e vazões de rios e de chuvas em todo o Brasil. São mais de 4,5 mil estações de monitoramento, sendo aproximadamente 1.900 estações fluviométricas (medem níveis e/ou vazões de rios) e 2.800 estações pluviométricas (medem chuvas).


Sobre a COP30


A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. 


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)



Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page