Sumário da água

Blog da REBOB

Missão da ANA no Egito discute mudança do clima e sua relação com a água



Nesta semana a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realiza missão no Cairo, capital do Egito. Entre 15 e 16 de outubro, a diretora-presidente, Veronica Rios, e a diretora Ana Carolina Argolo participaram do 79º Encontro do Board dos Governadores do Conselho Mundial da Água – instituição que realiza o maior evento sobre recursos hídricos do planeta, o Fórum Mundial da Água. Entre os dias 16 e 19, as diretoras também participam da Semana da Água do Cairo juntamente com o superintendente Felipe Tavares e as assessoras Gisela Forattini e Ana Paula Fioreze.


A ANA foi convidada para o 79º Encontro do Board dos Governadores, na capital egípcia, devido ao relacionamento que a agência reguladora mantém com o Conselho Mundial da Água desde 2002, do qual é membro.


Na Semana da Água do Cairo, cujo tema é Água no Coração da Ação Climática, a missão da Agência participa do evento por conta das discussões de especialistas sobre temáticas com atuação da ANA, como: segurança hídrica, adaptações relacionadas à água e gestão de desastres no contexto de mudança climática. Outro ponto abordado é a questão da cooperação entre países no cenário de mudanças climáticas e a coordenação da gestão de águas transfronteiriças A Semana da Água do Cairo antecede a 27ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP27), marcada no balneário egípcio de Sharm El-Sheikh em 7 e 8 de novembro.


Segundo Veronica Rios, a ANA participa de discussões no Egito durante esta semana com um olhar voltado para os efeitos que a mudança do clima já causa sobre as águas e para troca de experiências sobre soluções de mitigação das consequências desse quadro. “As discussões são focadas em observar os efeitos que as mudanças do clima já estão causando na disponibilidade hídrica afetando o volume dos rios e como isso impacta a produção agrícola, a navegabilidade, e o consumo humano como um todo. Esses são os focos das discussões aqui nesta semana, considerando que vários países da África contam com poucas fontes seguras de água. Além disso tem se discutido estratégias como as soluções baseadas na natureza, que têm o objetivo de melhorar a disponibilidade de água, melhorar sua qualidade e aumentar as vazões dos rios”, destacou a diretora-presidente.


Sobre 79º Encontro do Conselho Mundial da Água, a diretora Ana Carolina Argolo destacou os temas discutidos. “Essa é a segunda oportunidade que tive de representar a ANA na reunião – agora acompanhada pela diretora-presidente, Veronica – e acompanhar discussões importantes envolvendo o andamento dos preparativos do 10º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Bali em 2024. [Também foram tratados] os resultados do 9º Fórum Mundial da Água, que aconteceu este ano em Dakar, com a apresentação dos resultados das forças-tarefas [do Conselho], com destaque para as relacionadas a mudanças climáticas e financiamento.”


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

11 visualizações