top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Missão da ANA nos Estados Unidos discute parcerias com OEA e BID



A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) discutiu em Washington, Estados Unidos, os temas que farão parte de um memorando de entendimentos (MOU) a ser assinado com a Organização dos Estados Americanos (OEA) no último dia 18 de janeiro. A agenda com representantes da ANA também contou com visitas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 18 e 19 de janeiro, para tratar dos projetos desenvolvidos em conjunto, além da criação de um fundo visando à estruturação de ações de conservação de água e solo e saneamento rural.


O memorando de entendimentos entre a ANA e a OEA terá como temas o fortalecimento da governança na gestão de bacias hidrográficas transfronteiriças, como a Amazônica, a do Prata e a do Paraguai; além da parceria para disseminar o conhecimento e a expertise em capacitação na gestão de recursos hídricos da Agência. Participaram da reunião, no dia 18, a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, e o responsável pela gestão de recursos hídricos do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da OEA, Andrés Sánchez. Ainda, estiveram presentes a assessora especial Internacional da ANA, Gisela Forattini; e a superintendente de Implementação de Planos, Programas e Projetos da Agência, Flávia Oliveira.


A melhoria da qualidade das informações disponíveis para gestão de recursos hídricos e medidas de adaptação e mitigação de eventos decorrentes das mudanças climáticas são prioridades da OEA. Entre os destaques está a Sala de Situação do Observatório Regional da Amazônia (ORA), da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que fica em Brasília e é apoiado e financiado pela ANA.


Já com o BID, a equipe da ANA se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento para discutir ações em andamento e novas oportunidades de parcerias em áreas de interesse da Agência. Um desses encontros aconteceu com o chefe da Divisão de Água e Saneamento do BID, Sérgio Campos, que elogiou os resultados já alcançados nos três acordos de cooperação técnica vigentes entre as duas instituições. O representante do Banco também sinalizou positivamente para o avanço de outras quatro iniciativas conjuntas, assim como colocou o apoio técnico prestado pelo BID à disposição da ANA.



A missão da ANA se reuniu, ainda, com a especialista chefe em Tecnologia e Inovação do BID, Vanderleia Radaelli, para discutir possíveis soluções inovadoras que possam ser aplicadas pela Agência em sua atuação. Por fim, as representantes da ANA se encontraram com a responsável pela Iniciativa Amazônica do BID, Tatiana Shor, a partir da interlocução da coordenação da representante do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento, Martha Seilier.


A missão internacional se encerrou na última sexta-feira, 20 de janeiro, com uma reunião com a representação permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, sobre a participação da ANA na Conferência da Água das Nações Unidas 2023, que acontecerá entre 22 e 24 de março deste ano na sede da ONU em Nova Iorque.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

29 visualizações
bottom of page