top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Mulheres e Água: capacitar, atrair e reter*


Um dos desafios que moldam o setor de água é a discussão em torno do papel vital que as mulheres desempenham. Embora o setor de água reconheça que questões de gênero importam e que as mulheres são fundamentais para alcançar a sustentabilidade, o engajamento e o envolvimento das mulheres enfrenta uma série de barreiras que resultam em sua sub-representação em diversas áreas ligadas ao setor de água.


Para marcar o Dia Internacional da Mulher 2022, a International Water Association (IWA) realizará um webinar focado no empoderamento das mulheres no setor de água, em parceria com o Comitê de Gestão do Grupo de Especialistas em Sustentabilidade no Setor de Água da IWA. Na sequência de um webinar realizado em 2021, que contou com palestrantes da Libéria, Malásia, Albânia, Equador, África do Sul e Austrália e foi visto por quase 700 participantes, este webinar destacará as perspectivas da região da América Latina e Caribe (ALC). O webinar abordará a lacuna de gênero no setor de água e avançará na discussão, apresentando propostas específicas para aumentar e apoiar a representação das mulheres no setor de água. Será no dia 8 de março às 15:00 GMT e as inscrições já estão abertas. O webinar terá tradução ao vivo em espanhol para garantir um maior alcance e participação da América Latina.


A lista de palestrantes varia de profissionais mais jovens a mais experientes que trabalham em diferentes áreas do setor de água na América Latina e no Caribe, fornecendo suas experiências, insights e sugestões para capacitar, atrair e reter mais mulheres no setor da água. O webinar será moderado por Diana Ulloa e Norhayati Abdullah. Diana Ulloa trabalha como consultora e faz parte do Grupo Coordenador da Red Agua Ecuador. Ela também é membro do Conselho de Governança da IWA Equador. Norhayati é Diretora Associada da UTM International, Kuala Lumpur, Malásia.


O webinar terá Blanca Jiménez, Martha Orta Zambrano, Sharon Archie, Juanita Ayala e Malena Galmarini como palestrantes. Quando questionada sobre a importância de discutir o papel das mulheres no setor de água, Blanca Jiménez, embaixadora do México na França e uma profissional de renome no setor de água, respondeu que a água tem uma perspectiva de gênero intrínseca. Segundo Blanca, “precisamos criar melhores estratégias para reduzir a desigualdade trabalhista e gerar inclusão e não discriminação no setor”. Além disso, Malena Galmarini, presidente da Companhia Argentina de Água e Saneamento (AYSA), acrescenta que a discussão em torno da água e das mulheres levanta questões de equidade e igualdade, já que as mulheres representam metade da população mundial e “não há possibilidade de que este mundo ou a água setor será mais igualitário se as mulheres não forem incluídas”.


Segundo Martha Orta, “as mulheres de hoje, com a sua dedicação e paixão, demonstraram que o seu conhecimento, liderança e resiliência são uma parte fundamental da mudança que a humanidade está a viver, num quadro de sustentabilidade e inovação”. Por fim, Juanita Ayala, uma jovem profissional da água, acrescenta que “desafios urgentes como alcançar o ODS6, implementar ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas e fortalecer a governança de água, saneamento e higiene não são questões neutras em termos de gênero. Experimentamos os impactos desses problemas perversos de maneira diferente, tornando-nos agentes-chave de mudança em todos os níveis gerenciais e de ativismo. Incluir propositalmente as mulheres na abordagem dessas questões é uma situação vantajosa para todos”.


Além do webinar, a IWA e o Comitê de Gestão do Grupo de Especialistas em Sustentabilidade do Setor de Água da IWA lançaram uma pesquisa sobre este tema, destacando o compromisso da Associação com as questões de gênero e seu desejo de expandir seu alcance na América Latina. A pesquisa está disponível aqui. Participe da pesquisa e contribua para a discussão! As respostas serão uma parte fundamental do webinar de 8 de março. Estamos ansiosos para ler suas respostas e esperamos ver muitos de vocês no webinar!


Para agradecer a seus mais de 70 mil seguidores no LinkedIn, a IWA está oferecendo um desconto de 20% para se juntar à IWA como sócio com o código SM22IWA. Saiba mais sobre a associação: https://iwa-network.org/join/.


*A versão original do texto foi publicada em inglês e está disponível em: https://iwa-network.org/women-in-water-empower-attract-and-retain/



Autora: Isabela Espindola, Oficial de Engajemento de Membros na International Water Association.

23 visualizações
bottom of page