top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Na luta pelo ambiente inteiro

Vera Lúcia Teixeira



“O correr da vida embrulha tudo, a vida e assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente e coragem”. João Guimarães Rosa


Nasci em Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro às margens do Rio Paraíba do Sul. Nesta época era costume as mães enterrarem o umbigo do recém-nascido em uma roseira, para dar sorte para os filhos. Acredito, que isto explica minha ligação com o Rio Paraíba do Sul. Depois de tantas cheias com certeza meu umbigo foi para seu leito e seguiu seu curso.


Venho de movimentos sociais e ambientais. Iniciei participando de encontros religiosos com ações sociais, em seguida me envolvi com os movimentos ambientais em defesa do Rio Paraíba do Sul. Juntamente com alguns amigos, criamos o GEMA – Grupo de Estudo do Meio Ambiente, que se transformou em uma Organização Não Governamental – O Nosso Vale! A Nossa Vida. - NVNV, a qual representei a sociedade civil em dois mandatos como Vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, participando do mesmo desde sua criação em 1997. Cheguei com as discussões do veto da Lei 9433 em 1996, que foi promulgada em janeiro de 1997. Em 2010, assumi a diretoria do Comitê Estadual do Médio Paraíba do Sul – CBH-MPS.


Comecei a participar dos Encontros Nacionais de Comitês de Bacia – ENCOB em 2006, era o oitavo ENCOB, na cidade de Vila Velha – ES, com o tema: Gestão Participativa, onde participei de uma oficina para relatar como foi a implantação da cobrança no CEIVAP, como também faço parte do colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, desde 2013. No início representava o CEIVAP e atualmente represento o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro – FFCBH-RJ. Desde então venho participando ativamente dos encontros nacionais. Faço parte do grupo de apoio e do #fala comitê, grupo este que era responsável por selecionar experiências exitosas por comitês nas regiões hidrográficas brasileiras.


Os ENCOBs têm sido ao longo destes anos um grande aprendizado, uma troca de conhecimentos, e muito bom conhecer as experiências de outros estados relatados pelos seus comitês. A gestão de recursos hídricos ao longo destes anos mudou muito, através dos ENCOBs conseguimos junto à Agência Nacional de Águas – ANA, programas para o fortalecimento dos comitês com a criação do Pró comitê e nos estados a criação do Pró gestão. Programas estes que ajudaram na gestão dos comitês que não possuíam cobrança por algum tempo e na gestão dos estados na implantação da política de Recursos Hídricos. Estes dois programas se fundiram em um único programa em 2023. A Agência Nacional de Águas – ANA, vem passando por mudança ao longo do tempo, ora está em um ministério ora em outro ministério, e assume o saneamento. Do VIII ao XXIV ENCOB, houve grandes mudanças no formato deles perdendo um pouco de sua essência que era o encontro de Comitês.

Os comitês precisam estar mais bem inseridos nas discussões políticas do Brasil, ter mais cadeiras nos conselhos Estaduais e Federal.


Este ano ocorrerá o XXV ENCOB, na cidade de Natal – RN, com o tema: Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento, no período de 21 a 25 de agosto no Centro de Convenções de Natal. Esta edição traz o foco para os desafios práticos e políticos de gestão e governança da água diante da necessidade de adaptação frente as mudanças climáticas e eventos extremos para suprir as necessidades humanas, econômicas e ambientais em escalas locais e globais, visando um desenvolvimento sustentável. Espera-se contar com a presença e participação dos membros de comitês de bacias hidrográficas de todas as regiões do Brasil e demais convidados.


Vera Lúcia Teixeira é Mestre do programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua no polo Uerj/RJ. Possui experiência na área de saneamento e Educação Ambiental. É diretora no Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e representante no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH).


Contatos: E-mail: veluciateixeira@yahoo.com.br Cel. (24) 99214-3512




80 visualizações

Comments


bottom of page