top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

No Senegal, Governo Federal debate parcerias internacionais na área de saneamento básico

Secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, se reuniu nesta quinta-feira (24) com o ministro da Água e Saneamento do país africano, Abdou Karim Sall, e com ministros de países de Língua Portuguesa


Durante o encontro, o ministro senegalês demonstrou interesse em conhecer a experiência do Brasil na implementação do Marco Regulatório do Saneamento, sancionado em julho de 2020.
Durante o encontro, o ministro senegalês demonstrou interesse em conhecer a experiência do Brasil na implementação do Marco Regulatório do Saneamento, sancionado em julho de 2020.

Brasília (DF) – O secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, participou, nesta quinta-feira (24), em Dacar, no Senegal, de reunião com o ministro da Água e Saneamento do país africano, Abdou Karim Sall. Maranhão está na cidade para o 9º Fórum Mundial da Água, no qual coordena a delegação brasileira.


Durante o encontro, que também contou com a participação do embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Cobuccio, o ministro Abdou Karim Sall demonstrou interesse em conhecer a experiência do Brasil na implementação do Marco Regulatório do Saneamento, sancionado em julho de 2020.


Segundo Pedro Maranhão, o país africano pretende ampliar a participação do capital privado para acelerar a implementação de infraestruturas de saneamento básico, especialmente em esgotamento sanitário. Encontros técnicos deverão ser agendados para que os dois países aprofundem a discussão.


"Foi uma reunião muito proveitosa, na qual trocamos várias experiências. O Senegal está muito interessado na revolução que está sendo feita no saneamento brasileiro. Expliquei que, depois do novo Marco Legal, conseguimos fazer as Parcerias Público-Privadas. O Brasil não tinha mais condições de investimentos públicos no setor de saneamento. Por isso, fizemos a parceria com a iniciativa privada", explica Maranhão.


Países de Língua Portuguesa


Durante o 9º Fórum Mundial da Água, o secretário nacional de Saneamento também se reuniu com ministros de outros países de língua portuguesa, com objetivo de criar um fórum para abordar o saneamento básico. O objetivo, segundo Maranhão, é debater o tema e ganhar mais força para pressionar entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Mundial, para que se dê um foco maior no tema.


"Reunimos os países de língua portuguesa para discutir o saneamento, trocando experiências com os ministros de Portugal, Cabo Verde e Guiné Bissau. Vários assuntos foram tratados, como os saneamentos rural e urbano. É uma grande preocupação de todos. Um dos maiores índices de mortes no mundo vem da falta de saneamento. É fundamental que criemos esse fórum para pressionar esses órgãos a darem um foco maior nessa discussão", destaca Pedro Maranhão.


Sobre o Fórum


O Fórum Mundial da Água é o maior evento do mundo relacionado ao tema. Promovido pelo Conselho Mundial da Água a cada três anos, aborda temas relativos às infraestruturas hídricas, gestão de recursos hídricos, irrigação, saneamento, reuso de efluentes e resíduos sólidos. É uma oportunidade única para a troca de experiência entre países, empresas, organizações sociais, academia e demais interessados no assunto.


39 visualizações
FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page