top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

O Relatório Conjuntura 2021 inova em seu novo ciclo, com lançamento em formato digital e interativo


O Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2021, Relatório Pleno, agora inteiramente digital, conta com uma interface totalmente interativa e adaptada para leitura e navegação em todos os dispositivos: celular, tablet, notebook. A novidade faz parte da abertura do quarto ciclo de publicações do Conjuntura, que será completado com os informes 2022, 2023 e 2024. Tradicionalmente publicado a cada ano, o Conjuntura 2021 será lançado nesta quarta-feira, 15 de dezembro, durante a 45ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Para acessar e navegar na nova versão da publicação, basta clicar em http://conjuntura.ana.gov.br.


Conhecido por ser a principal publicação da ANA e a maior referência sobre a situação das águas e sua gestão no Brasil, o Conjuntura 2021 traz uma variedade de recursos interativos em suas ilustrações, que dinamizam o acesso aos dados e informações apresentados, além de conferir maior transparência, agilidade e versatilidade ao conteúdo transmitido. Os gráficos, infográficos e mapas adquiriram funcionalidades que oferecem maior interatividade para o leitor. Além disso, diferentes recortes espaciais e temáticos podem ser acessados em uma mesma figura, e as legendas podem ser habilitadas ou desabilitadas com um simples clique, personalizando a análise.


Essa décima terceira edição da publicação se destaca também por se constituir o diagnóstico e prognóstico do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), com horizonte até 2040, em fase final de elaboração. Assim, o Relatório Conjuntura 2021 apresenta temas de interesse e alcance nacional como atualizações nos panoramas de disponibilidade hídrica e qualidade da água, diagnóstico e projeções de demandas, efeito de mudanças climáticas e balanço hídrico.


Nesse sentido, os dados e informações apresentados no Relatório serão complementados ao longo do primeiro trimestre de 2022, para a consolidação definitiva do Conjuntura 2021 como Volume I do PNRH e sua devida integração ao Volume II (Plano de Ações).


O PNRH


O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) é a principal referência para a gestão das águas do País, tendo a ANA papel central na sua implementação. É um instrumento estratégico que integra a visão do governo, dos setores usuários e de diferentes atores da sociedade em um único documento, buscando consolidar e orientar as ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do SINGREH, à melhoria das condições de qualidade e quantidade de água, à implementação dos instrumentos de gestão e ao estabelecimento das interfaces com as diversas políticas relacionadas aos recursos hídricos. O primeiro PNRH foi aprovado pelo CNRH em 2006, com vigência até 2020, prazo que foi estendido até dezembro de 2021 em função da pandemia de Covid-19.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

7 visualizações
bottom of page