top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

O reuso de água potável como estratégia contra a escassez

Escrito por Bruna Soldera - Instituto Água Sustentável IAS


Você já ouviu falar sobre reuso da água? O reuso da água ou reutilização da água não é um conceito novo, já vem sendo praticado em muitos lugares há muito tempo, porém nos últimos anos esse conceito tem ganhado mais espaço e é um grande contribuidor para mitigar problemas na crise hídrica que estamos vivenciando!

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB “ o reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países, é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade”. Diversos locais fazem o reuso de água, porém o fator mais limitante está nos órgãos reguladores que ainda se mantém conservadores e restritivos em relação a essa prática. O reuso contribuiu para postergar a escassez da água e permite o desenvolvimento sustentável.

Quais os tipos de reuso de água? De acordo com o Portal Tratamento de Água (2015), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) classificou o reuso de água em dois grupos: potável e não potável:

Reuso Potável Direto: quando o esgoto é recuperado, por meio de tratamento avançado, é diretamente reutilizado no sistema de água potável.

Reuso Potável Indireto: caso em que o esgoto, após tratamento, é disposto na coleção de águas superficiais ou subterrâneas para diluição, purificação natural e subsequente captação, tratamento e finalmente utilizado como água potável.

Reuso Não Potável: Este tipo de reuso apresenta um potencial muito amplo e diversificado. Por não exigir níveis elevados de tratamento, vem se tornando um processo viável economicamente e, consequentemente, com rápido desenvolvimento. Vamos ver algumas práticas de reuso de água interessantes?

1. Reuso de água na fabricação de cerveja: a indústria cervejeira tem uma contínua preocupação em minimizar o volume de água em sua fabricação e em desenvolver técnicas que diminuam a quantidade de solutos em seu efluente. O reuso de água é uma opção sustentável para esse setor, a competição denominada Oregon Sustainable Water Challenge em Portland, Estado de Oregon (Estados Unidos) é um exemplo de reuso seguro, sendo que 40 diferentes tipos de cervejas feitos a partir de efluentes de esgoto tratado (SUSTAINABLE WATER, 2016).

2. Reuso de água na indústria de cosméticos: para a indústria de produtos de higiene e cosméticos a água é fundamental. A Indústria de cosméticos L´Oreal ganhou o prêmio de conservação e reuso de água da Fiesp pelo programa adotado em sua fábrica Procosa, em São Paulo, a indústria realiza o reuso de água em diversas práticas e o reaproveitamento de 100% de rejeito salino da osmose (QUÍMICA, 2018). 3. Reuso de água na indústria automobilística: grande consumidora, a indústria tem no reuso da água um dos pilares da política de sustentabilidade, sendo que algumas fábricas já atingiram níveis de reuso fantásticos, com o reaproveitamento de 99% da água utilizada na produção de veículos. Um exemplo é a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) que com a combinação de ações para o uso eficiente de recursos hídricos nas unidades produtivas de veículos e motores, localizadas em Betim (MG), Goiana (PE) e Campo Largo (PR), sendo que juntas as fábricas têm a impressionante marca de 99,17% de reuso de toda a água em circulação (ISTO É, 2019). Novas tecnologias para purificar a água com segurança e eficiência são importantes, fazer o reuso de água será cada vez mais importante, pois o cenário atual exige. Há muitos lugares que sofrem com escassez hídrica e o reuso de água será ponto chave para o desenvolvimento sustentável.


136 visualizações
bottom of page