Sumário da água

Blog da REBOB

Oficina debate Política Nacional de Recursos Hídricos sob aspecto da comunicação e gestão de recurso

Contribuições apresentadas pelos participantes irão ajudar a formular o documento que norteará as ações do Governo Federal na área de segurança hídrica



Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu nessa terça-feira (10) mais uma oficina com representantes da sociedade civil para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. Desta vez, os participantes puderam levar suas considerações sobre ações de comunicação, educação ambiental e capacitação sob o aspecto do gerenciamento dos recursos.


Durante o debate, foram realizadas apresentações sobre gestão de recursos hídricos em diferentes órgãos federais, além de compartilhadas experiências bem-sucedidas dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Paraíba do Sul, Paranapanema e São Francisco.


Nas discussões em grupo, os participantes buscaram refletir sobre a realidade atual do processo de comunicação do PNRH, as perspectivas de avanços e aprimoramentos que devem ser previstas no PNRH e os públicos-alvo que devem ser envolvidos em ações futuras para ampliação do tema.


Sobre as oficinas


No decorrer deste ano, o MDR, com o apoio técnico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e em articulação com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), coordena o processo participativo de elaboração do novo PNRH, que constituirá a estratégia nacional para o gerenciamento dos recursos hídricos no horizonte 2022-2040.


O processo de elaboração do plano constitui uma oportunidade de dar luz às principais necessidades de aprimoramento ou lacunas da política de recursos hídricos, seus instrumentos de gestão, seus espaços colegiados e da integração com as políticas setoriais e entre os níveis de planejamento.


A próxima oficina será realizada no dia 17 de agosto, com o tema Gestão Costeira. Confira o calendário completo e outras informações sobre o processo participativo de elaboração do PNRH 2022-2040 neste link.


"Nosso objetivo é que, em dezembro, possamos levar os resultados desse processo participativo para apreciação e aprovação pelo plenário do CNRH", informa a coordenadora do Plano Nacional de Recursos Hídricos, Adriana Lustosa.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

19 visualizações