top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ONS revisa volumes de espera p/ controle de cheias da bacia do rio Paraná e de afluentes até 03/03

ONS revisa volumes de espera para controle de cheias em reservatórios da bacia do rio Paraná e de afluentes até 3 de março

Barragem da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira (UHE Ilha Solteira) no rio Paraná na divisa entre Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Por meio da Carta CTA-ONS DOP-PR 0190/2023, de 25 de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a revisão de volumes de espera para controle de cheias em reservatórios da bacia hidrográfica do rio Paraná para as próximas semanas entre 28 de janeiro e 3 de março. Volume de espera é aquele mantido vazio num reservatório para ser utilizado para controle de cheias e é determinado no planejamento anual para esse tipo de controle.

As alterações valem para os seguintes reservatórios de hidrelétricas localizadas na bacia do rio Paraná, que tem recebido muitas chuvas nas últimas semanas: Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Marimbondo, Água Vermelha, Emborcação, Itumbiara, Nova Ponte, São Simão, Barra Bonita, Promissão, Ilha Solteira, Jurumirim, Chavantes e Capivara. Segundo o ONS, para as demais semanas, os volumes de espera para controle de cheias permanecem inalterados em relação aos estabelecidos no Plano Anual de Prevenção de Cheias – Ciclo 2022-2023 para o cenário normal.


Os novos volumes de espera para o período são apresentados nos percentuais do volume útil de cada reservatório nas tabelas abaixo. O volume útil é aquele disponível para geração de energia e, somado ao volume morto, resulta na capacidade máxima de armazenamento do reservatório.



Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

11 visualizações

Comments


bottom of page