Organizações não Associadas ao Consórcio PCJ podem inscrever seus projetos no Prêmio Ação Pela Água até hoje
- amandachicattomkt
- há 6 horas
- 3 min de leitura

A Categoria G do Prêmio Ação pela Água realizado pelo Consórcio PCJ é voltada às Organizações não Associadas, no qual podem se inscrever municípios, empresas, prestadores de serviços de saneamento, instituições de ensino e pesquisa, escolas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e demais instituições que não fazem parte do Consórcio PCJ, mas que possuem projetos realizados entre 2023, 2024 ou em execução conectados às temáticas: água, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, educação ambiental, saneamento, resíduos, e que estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta nona edição, o tema do Prêmio Ação pela Água será “Segurança Hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”. Serão julgados os impactos sociais e ambientais, como também, se os projetos estão contribuindo para o atingimento das metas propostas pelos ODS.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/kQrsmFceSEvp8kGY7 até essa sexta-feira, 29 de agosto. Os finalistas serão anunciados em 13 de outubro, durante o aniversário do Consórcio PCJ, quando também acontecerá a entrega dos certificados “Notórios da Água”.
Já a cerimônia oficial de entrega do prêmio ocorrerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico de Nova Odessa que contará com a realização de um workshop de apresentação dos trabalhos finalistas, intitulado “Água Summit”, no qual acontecerá pela tarde, antes da cerimônia de premiação. Na ocasião, o público presente votará em qual dos finalistas foi o melhor projeto para o recebimento do troféu “Beija-Flor pela Água”, de escolha popular.
Em seguida ao Água Summit, ocorrerá o Happy Hour “Celebração das Águas”, para a recepção dos convidados para a Cerimônia de Premiação, que contará com um coquetel dançante e uma atração musical que ainda será revelada.
Os projetos inscritos devem ser alinhados a temas estratégicos e atuais, tais como:
Sequestro e crédito de carbono;
Educação ambiental com foco na gestão da água;
Novas tecnologias, como inteligência artificial;
Saneamento ambiental, com soluções voltadas à universalização e eficiência dos serviços;
Práticas de ESG (ambiental, social e governança);
Políticas públicas inovadoras relacionadas à água, saneamento e meio ambiente;
Soluções sustentáveis em produtos e/ou serviços;
Recuperação e preservação de áreas de recarga hídrica, essenciais para a manutenção dos aquíferos;
Ampliação da disponibilidade hídrica;
Produtos de comunicação audiovisuais e em mídia impressa
Estudos sobre impactos das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica.
Mais informações pelo site: https://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/ ou pelo Instagram oficial do evento: https://www.instagram.com/acaopelaagua/
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional de: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo Federal.
Fonte: Consórcio PCJ
Comentários