Sumário da água

Blog da REBOB

PCJ Virtual será atração na Festa das Nações de Piracicaba

Projeto de educação ambiental dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ ficará exposto entre os dias 20 e 22 de maio, no Engenho Central



Uma descida virtual de bote pelas corredeiras das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, e Jundiaí é uma das opções de aventura entre os dias 20 e 22 de maio na 37ª Festa das Nações de Piracicaba. Trata-se do PCJ Virtual, um projeto de educação ambiental da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, com o apoio da Sanasa Campinas. A estrutura, com uma tenda e um jogo interativo, será montada no Engenho Central durante três dias da festa. A solenidade de lançamento será na sexta-feira, 20 de maio, a partir das 19h30.


A atividade, que é aberta ao público e passará pelos principais pontos das Bacias PCJ, será com óculos de realidade virtual. Cada interessado poderá passar por esta experiência, em um jogo interativo virtual especialmente produzido para o projeto, que busca a conscientização em torno da proteção dos mananciais. A atração conta com monitores formados em Educação Ambiental. Os visitantes ainda poderão ganhar um cardboard, como é chamado os óculos 3D, e levá-lo para a casa.


O projeto foi idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ e formatado pela Agência das Bacias PCJ. Nos próximos meses, o projeto deverá percorrer 24 dos 76 municípios que integram as Bacias PCJ. O cronograma ainda está sendo elaborado. “Os Comitês e a Agência das Bacias PCJ estão usando essa tecnologia virtual para chegar mais próximos da população, em especial das crianças e adolescentes. A gente quer trazer essa experiência para os jovens para que eles conheçam nossas bacias. É uma tecnologia nova, um jeito novo de a gente aprender as coisas”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.


O secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, falou sobre os planos da entidade em levar o PCJ Virtual aos demais municípios que integram as Bacias PCJ. “Pretendemos levar a iniciativa a festas com grande circulação de público e grandes eventos, porém, como o foco é educacional, as escolas estão entre as prioridades desta ação. O objetivo é levar a mensagem da preservação dos recursos naturais, utilizando uma linguagem acessível a todos os grupos, de forma clara e simples. Por isso o jogo eletrônico se mostrou uma alternativa eficiente para esta finalidade, já que se comunica bem com os jovens”, disse. Navarro salientou que as ações voltadas a educação ambiental estão permanentemente foco dos Comitês PCJ, dada a importância da formação de indivíduos conscientes de seu papel para o equilíbrio na relação da sociedade com o meio ambiente. “Nossa Câmara Técnica de Educação Ambiental engloba cerca de 60 instituições da região e conta com cerca de 150 membros de diversos setores. O objetivo é levar a mensagem de que é possível o convívio harmônico entre os mais diversos segmentos da sociedade aliando o desenvolvimento social e econômico com respeito e preservando nossos recursos naturais”, disse.


O lançamento presencial do PCJ Virtual iria ocorrer em março de 2020, mas teve que ser suspenso devido à pandemia de COVID-19. Houve o lançamento virtual em dezembro de 2020 e agora, finalmente, ocorrerá a estreia presencial do projeto.


Ainda com a visão 360°, é possível fazer um tour virtual em vários pontos das Bacias PCJ, guiado com narração e muita informação em tela sobre a estrutura natural, tecnologias aplicadas e resultados obtidos por nossa atuação na gestão dos recursos hídricos. Fique por dentro através do site da Agência das Bacias PCJ (https://agencia.baciaspcj.org.br/pcjvirtual ) e das redes sociais Facebook e Instagram (@agenciapcj). Informações sobre a 37ª Festa das Nações de Piracicaba: https://festadasnacoes.org.br/



SERVIÇO


PCJ Virtual (Projeto de Educação Ambiental da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ) na Festa das Nações de Piracicaba


DATA: 20 a 22 de maio (sexta a domingo)


HORÁRIO: A solenidade de lançamento: sexta-feira, 20 de maio, a partir das 19h30. A tenda também estará aberta para visitação no sábado e no domingo, dias 21 e 22, durante o funcionamento da festa.


LOCAL: Engenho Central de Piracicaba (SP)


ENDEREÇO: Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Piracicaba (SP)


APOIO: SANASA CAMPINAS


INFORMAÇÕES: https://agencia.baciaspcj.org.br/pcjvirtual


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br ou (19) 3437-2102


INFORMAÇÕES SOBRE A FESTA DAS NAÇÕES: https://festadasnacoes.org.br/


SOBRE A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ E OS COMITÊS PCJ


A Agência das Bacias PCJ é uma fundação criada pelos Comitês PCJ, em novembro de 2009, para prestar apoio ao seu funcionamento e atuar como sua secretaria executiva. É responsável pelo gerenciamento financeiro tanto dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso das águas nos rios de domínio da União como dos recursos arrecadados nos rios de domínio do estado de São Paulo.


Todas as demais ações da Agência das Bacias PCJ na área de comunicação, sistema de informações, projetos, gestão, assessoria ambiental, elaboração e implementação do Plano de Bacias, entre outras, também são deliberadas pelos Comitês PCJ.


Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.


O comitê paulista (CBH-PCJ) completa 29 anos de instalação no próximo mês de novembro. Em março deste ano, o comitê federal completou 19 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 14 anos.


Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.


A região das Bacias PCJ é formada por cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.


SOBRE A SANASA


Sanasa foi fundada em 14 de março de 1974, e é uma Sociedade de Economia Mista com capital aberto, responsável pelo saneamento básico no município de Campinas (SP).


Considerada uma empresa de vanguarda, a Sanasa sempre esteve à frente em projetos de saneamento. Foi a primeira empresa municipal de saneamento do país a utilizar membranas de ultrafiltração. Foi eleita, por quatro vezes consecutivas pela revista Saneamento Ambiental, a maior e melhor empresa municipal de saneamento do Brasil. Esse reconhecimento se deve, em grande parte, ao trabalho e qualidade de seu quadro operacional. Campinas tem uma das melhores águas do Brasil. Foi uma das primeiras empresas do País a adicionar flúor na água tratada, o que auxiliou no combate à cárie.

Os índices de saneamento básico da cidade colocam a Sanasa entre as grandes empresas do País. Hoje, atende 99,81% da população com água potável encanada, coleta e afasta o esgoto de 96,42% da população e trata 89,94% do esgoto de Campinas.

14 visualizações