Planejamento hídrico para o futuro: ANA apresenta avanços do Water Resilience Tracker na COP30
- amandachicattomkt
- há 38 minutos
- 2 min de leitura

Em uma manhã dedicada ao planejamento climático de longo prazo, a superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Paula Fioreze, apresentou, nesta quinta-feira, 13 de novembro, na AgriZone da COP30 em Belém (PA), os resultados da primeira fase de implementação do Water Resilience Tracker (WRT) no Brasil. A sessão integrou o evento “Integrando água e clima no planejamento de longo prazo – Fase 1 do Water Resilience Tracker no Brasil”, realizado no espaço A2 da AgriZone — grande vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltada à agricultura sustentável e ao combate à fome em um contexto de mudança do clima. O espaço é organizado pelo governo brasileiro, sob liderança da Embrapa e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O painel também contou com a participação do consultor do Water Resilience Tracker (IWMI/AGWA), Glauco Kimura, e do líder da consultoria internacional ARUP, Martin Shouler.
A apresentação ocorreu um dia após a assinatura do memorando de entendimento entre a ANA, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Aliança Global para Adaptação da Água (AGWA, na sigla em inglês), que formalizou a implementação da ferramenta no país. O acordo foi firmado na noite desta quarta-feira, 12 de novembro, na Zona Azul da COP30.
O Brasil foi o primeiro país a aplicar de forma completa o WRT, instrumento desenvolvido para avaliar a coerência entre políticas climáticas e hídricas. A metodologia analisou oito planos nacionais, entre os quais o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e o Plano Nacional de Saneamento Básico, a partir de 153 critérios distribuídos em quatro dimensões: integração água-clima, governança, conexões setoriais e financiamento climático.
A segunda etapa do projeto no Brasil promete ampliar o alcance da ferramenta, com a aplicação do WRT no nível de bacias hidrográficas, articulando as análises nacionais com diagnósticos locais e fortalecendo a implementação de ações de adaptação. Outro avanço será a integração ao Índice de Segurança Hídrica (ISH), indicador desenvolvido pela ANA para medir a vulnerabilidade hídrica de regiões e setores.
Sobre a COP30
A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






