top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Pontos turísticos incríveis com água que você precisa conhecer!


Se você gosta de apreciar a natureza e depois se esbaldar em um delicioso banho de cachoeira ou no rio, esse artigo é para você.

Não é novidade para ninguém que o Brasil se destaca quando o assunto é beleza natural, não é mesmo? Então, para te inspirar e encontrar o destino perfeito para sua próxima viagem, separamos 6 lugares aqui no Brasil para você visitar um dia.

Cataratas do Iguaçu:

Com mais de 175 quedas d'água (número que tende a aumentar na época das cheias), com uma vazão que pode ultrapassar os 8.500 m³ de água por segundo, e com saltos que chegam aos 80 metros de altura, o Parque Nacional do Iguaçu é tão bonito e único que foi eleito, em 2011, como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, em uma eleição mundial organizada pela Fundação inglesa New7Wonders.

 

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul situa-se em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

 

Janela do Céu- Minas Gerais

Com a vista impressionante de uma cascata que se abre para o horizonte, antes de uma queda de 100m, a Janela do Céu é o lugar mais procurado do Parque Estadual do Ibitipoca e talvez um dos mais fotografados de Minas Gerais.

Tanta fama se justifica simplesmente pela paisagem única: trata-se de uma cachoeira que, em conjunto com o cenário, transforma-se em uma 'janela' incrível. O local está a cerca de 8 km da entrada do Parque e a trilha pode ser feita de carro ou a pé.

Fonte: Pinterest

 

Cachoeira do Buracão – Chapada Diamantina, Bahia

Um dos lugares mais lindos e impressionantes da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão, com seus 85 metros de queda, é certamente um dos passeios que devem fazer parte do seu roteiro.

 

Cachoeira do Formiga – Jalapão, Tocantins

Com águas transparentes para um bom banho, a Cachoeira do Formiga é uma das atrações favoritas entre os turistas que visitam o Jalapão.

O nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço enorme de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcárea branca e fina. Ao redor dessa piscina natural, a vegetação lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas árvores com bichos pulando.

 

Poço Azul (Riachão – MA)

O Poço Azul é um dos principais atrativos da Chapada das Mesas, uma região exuberante com vegetação típica do cerrado que fica no sul do Maranhão. A atração fica no município de Riachão, a 130 km de Carolina, no Complexo Eco Turístico Poço Azul.

O complexo é uma área privada com diversas cachoeiras, piscinas naturais e estrutura para hospedagem e atividades de ecoturismo. As atrações possuem acesso por passarelas de madeira construídas em um penhasco fechado por matas com facilidade. O visitante pode ainda atravessar as grandes quedas d’água e se deslumbrar com a tirolesa que rasga as matas e atravessa os morros de pedras, dando uma sensação de liberdade e aventura.

 

E aí, qual dessas maravilhas você vai conhecer primeiro?



Escrito por Bruna Soldera em 03 Fevereiro 2021 Postado em Blog.


Fonte: Instituto Água Sustentável - IAS

51 visualizações
bottom of page