Sumário da água

Blog da REBOB

Por que precisamos de água? 6 motivos que vão fazer você beber um copo de água agora

Escrito por Bruna Soldera em 26 Mai 2021


Já sabemos que água é vital para a vida e que sem ela não sobreviveríamos mais do que cinco dias! A água em suas inúmeras funções é o componente essencial de todas as células do organismo, ajuda a regular a temperatura do corpo, funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, auxilia na lubrificação das mucosas e é responsável pelo transporte de nutrientes.

Outra função importante é a sua participação em processos fisiológicos, por exemplo, na digestão a água faz parte da composição dos sucos digestivos e saliva, sendo fundamental na quebra de alimentos, além de atuar na absorção e excreção (MUNDO EDUCAÇÃO).

Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado consumir no mínimo 2 litros de água diariamente, sendo que os sucos, chás e frutas também podem ser contabilizados nessa equação, mas dar preferência à água “pura” é importante. A hidratação deve ser redobrada em épocas secas e quentes, porém mesmo com as temperaturas mais baixas é importante manter o consumo, uma vez que para nos mantermos aquecidos gastamos mais energia e consequentemente mais água! Assim, é essencial beber bastante água mesmo no inverno e evitar a desidratação que pode causar ressecamento na pele, tonturas e náuseas.



Vamos descobrir algumas curiosidades sobre água e o corpo humano?

1) Volume de água no corpo: Bebês entre 0 e 2 anos têm uma média de água no corpo entre 75% e 80%. Já entre 5 e 10 anos a quantidade de água está entre 65% a 70%. De 10 e 15 anos diminui para 63 a 65%. De 15 a 20 anos há de 60 a 63% de água no corpo. O período de maior estabilidade é entre 20 e 40 anos, esse volume de água no corpo humano é de 58 a 60%. Posteriormente, o percentual vai diminuindo, podendo chegar de 50% a 58% dos 40 aos 60 anos (REBOB, 2020).

2) Prevenção de doenças: a água é importante pois auxilia na prevenção da infecção urinária uma vez que o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. “Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares” (FORTÍSSIMA, 2014).

3) A água nos nossos órgãos: a quantidade aproximada de água no fígado é 86%, no cérebro 85%, nos pulmões 80%, nos rins 80%, no sangue 79% e no coração 77% (ACINAM, 2019).

4) Água é saúde: reduz a retenção de líquidos do corpo, uma vez que coloca os rins para trabalhar e também traz sensação de saciedade. Deste modo, beber dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite, a água não tem calorias! (FORTÍSSIMA, 2014)

5) Hidratação em 1º lugar: A água é capaz de revitalizar as células e mucosas, causa a hidratação de dentro para fora na pele, assim evita o ressecamento e a descamação (FORTÍSSIMA, 2014).

6) Foco na água: Se a água no corpo humano for reduzida em 1% sentiremos sede, em 2% a eficiência no trabalho começará a diminuir, devido à dificuldade de manter a concentração, que pode desencadear leve confusão mental, em 4% passamos a sentir mal-estar, náusea e desorientação, e se chegar a 20% o risco de óbito é elevado (ACINAM, 2019).

A água é mesmo importante para nossa sobrevivência, além de todas as funções que desempenha no nosso corpo, ela tem papel fundamental no meio ambiente, pois é ela que mantém a fauna, flora e todos os ecossistemas, sem água não há nenhuma espécie de vida!

Na economia também desempenha papel primordial, para produção de bens e serviços é preciso água, seja ela utilizada de maneira direta ou indireta. Nunca podemos esquecer que o mundo precisa de água!


Fonte: Instituto Água Sustentável

23 visualizações