top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Prêmio Ação pela Água: compromisso dos participantes com o meio ambiente e o acesso universal à água

Prêmio Ação pela Água reforça o compromisso dos participantes com o meio ambiente e o acesso universal à água



Vencedores da premiação em 2019 destacam a importância do ‘Oscar da água nas Bacias PCJ’ no estímulo ao desenvolvimento e na aplicação de projetos para o bem-estar das populações


O Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), chega a 2022 com o tema “Água: essencial para a nossa saúde e a do Planeta”. Para os vencedores da edição anterior, realizada em 2019, a premiação ratifica sua importância no compromisso de municípios, empresas, sociedade civil, instituições de ensino e imprensa com a gestão eficiente dos recursos hídricos, com a conservação e sustentabilidade do meio ambiente e o estímulo para a realização de ações que proporcionem o acesso universal das populações à água e ao saneamento.


A cada edição, a premiação organizada pelo Consórcio PCJ destaca um tema associado ao momento hídrico brasileiro. Em 2019, os trabalhos inscritos se inspiraram nos 30 anos de gestão da água nas Bacias PCJ. “O prêmio, conhecido como o Oscar regional das Bacias PCJ, é uma forma de reconhecimento à importância e aos resultados propiciados por nossos associados e parceiros”, afirma Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.


De acordo com Lahóz, cada nova edição do Prêmio Ação pela Água contribui para a construção da mudança cultural e a aplicação de boas práticas ambientais em uma região hidrográfica que se transformou em exemplo nacional e internacional na área.


Na 7ª edição do prêmio, a vencedora na categoria “Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ” foi a Prefeitura Municipal de Saltinho, com o projeto “Recuperação de nascentes”. Para Aline Leite, assessora do Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura de Saltinho, a premiação reflete no reconhecimento da atuação e da credibilidade do município nas causas ambientais. “Um prêmio desta magnitude nos inspira na viabilização de projetos futuros e faz com que nosso empenho para o bem da sociedade e do meio ambiente seja permanente”, afirma.


Na categoria “Setor empresarial associado ao Consórcio PCJ”, a Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.) conquistou o prêmio em 2019 com o projeto “Uso racional da água em escolas públicas”. Ana Lucia Floriano Rosa Vieira, educadora ambiental da autarquia, destaca a importância da conquista. “Recebemos um prêmio que certifica e reconhece as ações que realizamos e valida os projetos e o profissionalismo com que são executados”, diz. “É um prêmio valioso, ainda mais vindo de uma instituição renomada e confiável como o Consórcio PCJ”, completa.


Com a proposta “Educação ambiental no projeto de Olho nos Rios”, a Associação Mata Ciliar conquistou o prêmio do Consórcio PCJ na categoria “Sociedade civil”. “Esta premiação é muito importante, pois evidencia os esforços empregados para a proteção dos recursos hídricos em uma região de grande relevância para o abastecimento de água no Estado de São Paulo”, afirma Jorge Bellix de Campos, presidente da Associação Mata Ciliar. “Fomos reconhecidos em três ocasiões do prêmio, o que nos motiva a continuar envolvendo e fortalecendo o relacionamento com as comunidades rurais da região do Sistema Cantareira e Circuito das Águas em projetos socioambientais”, completa.


A Hyundai Motor Brasil identificou em sua planta, no município de Piracicaba, o grande potencial de reúso de efluentes oriundos do processo produtivo para conceber um sistema de reúso de água industrial. A proposta, inscrita na 7ª edição do prêmio, foi vencedora na categoria “Instituições não associadas ao Consórcio PCJ”. “A Hyundai sabe de sua responsabilidade socioambiental e acredita no apoio às comunidades em que atua, comprometendo-se em promover soluções que visam um futuro mais inteligente, mais limpo, mais conectado e sustentável”, destaca Davi Costa Marques, supervisor sênior de Meio Ambiente. O sistema desenvolvido pela fabricante de automóveis permite à empresa reduzir drasticamente a captação de água do rio e disponibilizá-la para as demais demandas da comunidade, entre elas o consumo humano. “Reconhecimentos como o Prêmio Ação pela Água reforçam nossa confiança em estarmos no caminho certo”, diz.


A efetividade do Prêmio Ação pela Água em suas oito edições comprova, na visão do secretário executivo do Consórcio PCJ, que o sucesso não surge por acaso. “É construído, sim, pela dedicação e capacidade de seus organizadores e participantes em assumir e vencer desafios”, conclui Francisco Lahóz.


Sobre o Prêmio


O 8º Prêmio Ação pela Água é promovido pelo Consórcio PCJ e nesse ano terá como tema “Água: Essencial para a nossa saúde e a do planeta”, com o objetivo de reconhecer projetos e matérias jornalísticas que atentem para essa conexão da água com o bem-estar das pessoas e respeito ao meio ambiente.


O prêmio é dividido em seis categorias e as inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto de 2022.


O Prêmio Ação pela Água é realizado pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000 e já reconheceu diversas empresas, municípios e instituições de ensino e pesquisa da região que transformaram a gestão de recursos hídricos. Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: premio@agua.org.br.


A 8ª edição da premiação conta com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda possui os apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, LADSEA da Unicamp, NUPS da USP, OGA, REBOB e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


Informações, regulamento e inscrições:


Fonte: Consórcio PCJ

41 visualizações
bottom of page