top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Prefeituras de Guaratinguetá/SP, Tocantins/MG e Volta Redonda/RJ assinam acordo com CEIVAP

Prefeituras de Guaratinguetá/SP, Tocantins/MG e Volta Redonda/RJ assinam acordo de cooperação com CEIVAP para Programa de Gerenciamento de Perdas


Da esquerda para direita: Heverton Marques, Marcelo Manara, André Marques e Jeferson Cheriegate

No último dia 11 de julho, o CEIVAP, junto a sua secretaria executiva, AGEVAP, promoveram um encontro para assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa de Gerenciamento de Perdas do Comitê, que vai destinar R$ 3 milhões para projetos nos municípios de Guaratinguetá/SP, Tocantins/MG e Volta Redonda/RJ. A reunião aconteceu na cidade de São José dos Campos/SP, com a presença dos representantes municipais e diretorias das instituições envolvidas.

O Programa de Gerenciamento de Perdas foi idealizado no âmbito Comitê, com objetivo de incentivar o uso racional da água por meio de controle de perdas em sistemas de abastecimento público, prevendo fontes alternativas para abastecimento de água nos municípios e reuso, através de estudos e desenvolvimento de projetos inovadores. A iniciativa foi desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA) do CEIVAP, com apoio da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos.


Na abertura do evento, o presidente do CEIVAP, Marcelo Manara, agradeceu a presença de todos os representantes e reforçou a importância do investimento nesse projeto, que traz a tecnologia como aliada para melhoria dos sistemas de abastecimentos público dos municípios. Para assinatura do convênio, estava o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva; o representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Volta Redonda, Euclides de Almeida; da prefeitura de Tocantins, Heverton Marques; e o diretor-geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate.


Também presente na ocasião, o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, deu detalhes sobre o programa. “Os municípios contemplados receberão um projeto-piloto de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores na rede de distribuição, e com o uso de ferramentas digitais para o acompanhamento dos dados produzidos e enviados por estes sensores”, destacou.


Com o monitoramento das pressões na rede de distribuição, será possível detectar mudanças das pressões médias, possibilitando que o município identifique vazamentos e outros problemas de forma ágil, diminuindo perdas de água e direcionando melhor os esforços de ações de cada vazamento. Portanto, o sistema permitirá a identificação e solução mais rápida de problemas de perdas de água, diminuindo o tempo de resposta em casos de realização de manutenção.


Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, as atribuições de cada instituição no Programa serão formalizadas e sistematizadas, visando a sinergia nas etapas do processo.


Foto: CEIVAP

16 visualizações

Comentarios


bottom of page