top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Processos Oxidativos Avançados: uma saída para melhorar o tratamento de água e esgoto

  • amandachicattomkt
  • 28 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Processos Oxidativos Avançados: uma saída para melhorar o tratamento de água e esgoto



ree

Míriam de Fátima Soares



Os processos oxidativos avançados, também chamados de POAs, são reações químicas de alta eficiência capazes de oxidar substâncias recalcitrantes. Em outras palavras, com os POAs, é possível destruir quimicamente substâncias que são resistentes aos processos naturais de degradação. Essas substâncias, geralmente artificiais, ou seja, criadas pelo ser humano, são contaminantes no meio ambiente, constituindo-se, assim, um desafio à humanidade, citando-se corantes artificiais. Por outro lado, substâncias naturais também podem ser difíceis de degradar, destacando-se as substâncias derivadas de petróleo, que, após passarem por processos industriais, ficam disponíveis no meio ambiente por décadas e até centenas de séculos.


Os POAs usam o alto poder de oxidação do radical oxidrila para desestruturar a estrutura química de substâncias e promover sua degradação. Imaginando a situação, pode-se pensar que existe uma substância cujo elétrons não estão pareados, no caso, chamada de radical oxidrila. Esta substância, justamente por não ter seus elétrons pareados, está ávida por pareá-los, ou seja, por formar um par de elétrons e, então, ficar estável. Mas como ela faz isso? Atacando outras substâncias, ou seja, o radical oxidrila, na sua necessidade de se estabilizar, atrai para si elétrons de outras substâncias, este ato de “sequestrar” elétrons é chamado de oxidação, e é assim que a mágica acontece nos processos oxidativos avançados!


O agente químico bastante utilizado nos processos oxidativos avançados é o peróxido de hidrogênio, comumente conhecido como água oxigenada (Figura 1). Sob condições adequadas, o peróxido de hidrogênio libera radicais oxidrilas e estes são capazes de degradar diversas substâncias, como gasolina e diesel.


Figura 1: Estrutura molecular do peróxido de hidrogênio ou água oxigenada.


ree

Um forte ponto positivo do uso do peróxido de hidrogênio é a não formação de produtos tóxicos, formando água e o produto da degradação. Contudo, a necessidade de ter um ambiente altamente controlado faz com que o seu uso em tratamento de água ou esgoto não seja viável para a realidade brasileira, mas diversos autores já estudaram a implantação de processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes industriais, principalmente de efluentes contendo pigmentos e princípios ativos de medicamentos.


Por fim, o que se tem é um método que pode ser eficaz em diversos casos, mas que precisa de muito estudo ainda sobre como viabilizar essa técnica para o cotidiano das estações de tratamento. Conseguindo este feito, será possível melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, principalmente se considerar que parcela considerável da população brasileira não tem acesso a água tratada, além de que mais da metade do esgoto coletado não recebe o devido tratamento.


Referências:

CHENG, Min; et al. Hydroxyl radicals based advanced oxidation processes (AOPs) for remediation of soils contaminated with organic compounds: A review. Chemical Engineering Journal, Changsha, n. 284, p. 582-598, 2016.

DEPOSIPHOTOS. Peróxido de hidrogênio. 2023. Disponível em: https://br.depositphotos.com/41912847/stock-photo-hydrogen-peroxide-h2o2-molecular-structure.html. Acesso em: 30 jul. 2023.

GONÇALVES, Adriana Cinopoli. Tratamento de efluentes contendo cianeto livre através do sistema H2O2/UV. 2004. 206 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.


Míriam de Fátima Soares é técnica em química, formada em Engenharia Ambiental e Sanitária. Possui experiência profissional como analista de meio ambiente e assistente de projetos. Atualmente trabalha no Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil). E-mail: mfsquimica2@gmail.com

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page