top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Processos poluidores dos recursos hídricos


As formas de poluição da água são várias, de origem natural ou como resultado das atividades humanas. Em uma visão global sobre processos poluidores, podemos citar quatro definições:


A) Contaminação: é a introdução na água de substâncias nocivas à nossa saúde e também nocivo a espécies da vida aquática (exemplo são os patogênicos e os metais pesados); Acontece por despejo de esgotos domésticos e industriais sem o devido tratamento em um corpo d’água.


B) Assoreamento: é o acúmulo de sedimentos minerais pelo depósito de terra, areia, argila e outros detritos em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil; Acontece por consequência direta de enchentes pluviais, devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, pode ser causado por desmatamentos, garimpos e construções.


C) Eutrofização: é a fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo), causando o crescimento descontrolado e excessivo de algas e cianobactérias que podem produzir substâncias nocivas à saúde. Ocorre por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana, como por exemplo o lançamento de esgotos domésticos e industriais sem o devido tratamento, ou pela utilização inadequada de adubos orgânicos, que podem ser transportados para o ambiente aquático.


D) Acidificação: é a redução de pH, como decorrência da chuva ácida (chuva com elevada concentração de íons H+, pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e dióxido de carbono).


542 visualizações
bottom of page