top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Qual a relação entre “Água e Gênero”?


A partir da década de 1990, o tema “Água e Gênero” passou a ser cada vez mais discutido em reuniões e conferências internacionais com discussões atuais como os impactos profissionais, políticos e sociais causados pelo acesso insuficiente ou falta de água e saneamento básico na vida das mulheres. Esse campo tem ampliado suas fronteiras, principalmente após a conferência de 1992 em Dublin, que marcou o início do debate internacional das águas, destacando o papel importante das mulheres na participação e gestão desse precioso recurso natural.

Em recente lançamento, o livro Água e Gênero - Perspectivas e Experiências é composto de 16 capítulos reunindo contribuições 42 autores, dentre especialistas, profissionais, professores e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de várias regiões do país e também do exterior, buscando apresentar reflexões, perspectivas e experiências, sobre a temática proposta.

Para todos aqueles que se debruçam sobre os estudos relacionados à gestão de recursos hídricos, especialmente no que tange à questão de gênero, a proposta é a de oferecer subsídios para reflexão e abertura de novos caminhos de pesquisa.

O prefácio da obra foi realizado por Liza Debevec, Especialista Sênior em Gênero e Inclusão Social, Global Water Partnership (GWP).



Sobre o Livro:

Água e Gênero - Perspectivas e Experiências (volume 1)

Fernanda Matos e Alexandre Carrieri (Organizadores).

Editora Barlavento, 2022, 586p.

O material é de distribuição gratuita, e está disponível em:

568 visualizações
bottom of page