top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Realizada reunião do projeto de pesquisa sobre Sistema de Unidades de resposta hidrológica para PE

Realizada reunião do projeto de pesquisa sobre Sistema de Unidades de resposta hidrológica para Pernambuco



Na manhã desta quinta-feira (02) foi realizada a Reunião remota de partida do Projeto de Pesquisa CNPq “Desenvolvimento de um sistema automático, em tempo real, para assimilação, identificação e preenchimento de falhas da precipitação no SUPER e avaliação dos seus impactos na gestão de recursos hídricos de Pernambuco”.


Este Projeto é uma parceria entre UFPE (Instituição Executora) e APAC (Órgão Gestor do Estado), com parcerias também da Universidade Guelph – Canadá, UFAPE, UFRPE, EBRAPA – Semiárido, UFAL, IFMA, IFPR. Teve a participação da Diretora Presidente Suzana Montenegro - APAC, Profª Josiclêda Galvincio – PRODEMA/UFPE (Coordenadora do Projeto), professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e de servidores da APAC.


O projeto vem contribuir com a gestão dos recursos hídricos no Estado de Pernambuco aumentando o conhecimento da distribuição espacial e temporal da precipitação, e assim melhorar os diagnósticos climáticos e melhorar os modelos de previsão climática. Tem como objetivo criar, treinar e avaliar um sistema automático, em tempo real, para assimilação, identificação e preenchimento de falhas da precipitação no SUPer e seus impactos na gestão de recursos hídricos de Pernambuco.


O SUPer (Sistema de Unidades de resposta hidrológica para Pernambuco) é um sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que utiliza como mecanismo de modelagem a Ferramenta de Avaliação do solo e da Água - Soil and Water Assessment Tool (SWAT), sendo uma das ferramentas utilizadas na gestão pela APAC.


Fonte: APAC-PE

8 visualizações
bottom of page