Realizada reunião do projeto de pesquisa sobre Sistema de Unidades de resposta hidrológica para Pernambuco
Na manhã desta quinta-feira (02) foi realizada a Reunião remota de partida do Projeto de Pesquisa CNPq “Desenvolvimento de um sistema automático, em tempo real, para assimilação, identificação e preenchimento de falhas da precipitação no SUPER e avaliação dos seus impactos na gestão de recursos hídricos de Pernambuco”.
Este Projeto é uma parceria entre UFPE (Instituição Executora) e APAC (Órgão Gestor do Estado), com parcerias também da Universidade Guelph – Canadá, UFAPE, UFRPE, EBRAPA – Semiárido, UFAL, IFMA, IFPR. Teve a participação da Diretora Presidente Suzana Montenegro - APAC, Profª Josiclêda Galvincio – PRODEMA/UFPE (Coordenadora do Projeto), professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e de servidores da APAC.
O projeto vem contribuir com a gestão dos recursos hídricos no Estado de Pernambuco aumentando o conhecimento da distribuição espacial e temporal da precipitação, e assim melhorar os diagnósticos climáticos e melhorar os modelos de previsão climática. Tem como objetivo criar, treinar e avaliar um sistema automático, em tempo real, para assimilação, identificação e preenchimento de falhas da precipitação no SUPer e seus impactos na gestão de recursos hídricos de Pernambuco.
O SUPer (Sistema de Unidades de resposta hidrológica para Pernambuco) é um sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que utiliza como mecanismo de modelagem a Ferramenta de Avaliação do solo e da Água - Soil and Water Assessment Tool (SWAT), sendo uma das ferramentas utilizadas na gestão pela APAC.
Fonte: APAC-PE
Comments