top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Recomendações de operação dos reservatórios das hidrelétricas

Resolução da ANA com recomendações temporárias de operação de reservatórios de hidrelétricas nos rios Paraná, São Francisco e Tocantins começa a valer nesta quarta (1º)


Hidrelétrica de Porto Primavera (MS/SP) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Hidrelétrica de Porto Primavera (MS/SP) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Recomendações de operação dos reservatórios das hidrelétricas de Serra da Mesa (GO), Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Xingó (AL/SE), Jupiá (MS/SP) e Porto Primavera (MS/SP) vão até 30 de abril de 2022.


Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, entra em vigor a Resolução nº 111/2021, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O documento contém recomendações de operação temporárias, válidas até 30 de abril de 2022, para os reservatórios de importantes hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) com o intuito de melhorar os volumes de água armazenados. Essa resolução abrange as hidrelétricas de Serra da Mesa (GO), no rio Tocantins; Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no rio São Francisco; e Jupiá (MS/SP) e Porto Primavera (MS/SP), no rio Paraná.


Os sistemas hídricos dos rios Tocantins e São Francisco já contam com condições de operação específicas, estabelecidas respectivamente pelas Resoluções ANA nº 70/2021 e 2.081/2017. As recomendações atuais limitam as vazões máximas liberadas pelos reservatórios aos mínimos já permitidos para esse período.


A Resolução ANA nº 111/2021 foi elaborada no contexto do Plano de Contingência da ANA para a Recuperação de Reservatórios do SIN, que indica medidas adicionais de operação dos principais reservatórios de regularização do Sistema a serem adotadas no período úmido, de dezembro de 2021 a abril de 2022, para promover seu reenchimento. O objetivo é atenuar os efeitos da situação de escassez hidroenergética deste ano, que tem provocado a redução significativa dos níveis dos reservatórios, aumentando a segurança hídrica e garantindo os usos múltiplos da água tanto em 2022 quanto nos anos seguintes.


Para o reservatório de Serra da Mesa, o maior do Brasil em volume, com capacidade de 54,4 trilhões de litros de água, a Resolução ANA nº 111/2021 recomenda uma operação com a liberação máxima média próxima do patamar de 100 metros cúbicos por segundo. Em atendimento à Resolução ANA nº 70/2021, deverá ser considerado o nível mínimo de operação de 332,5m para o reservatório da hidrelétrica Cana Brava (GO), que fica a jusante (abaixo) de Serra da Mesa, para que as condicionantes ambientais definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sejam atendidas no trecho entre os dois reservatórios.


A operação do reservatório de Três Marias será com uma vazão defluente (liberada) máxima próxima de 100m³/s na Faixa de Operação de Restrição e de 150m³/s na Faixa de Operação de Atenção. Em Sobradinho e Xingó a vazão máxima liberada deverá ficar em torno de 700m³/s e 800m³/s quando Sobradinho estiver operando respectivamente na Faixa de Restrição e na Faixa de Atenção. Caso os reservatórios estejam na Faixa Normal, as condições temporárias contidas na Resolução ANA nº 111/2021 ficam suspensas. Essas faixas constam da Resolução ANA nº 2.081/2017 e contemplam os dois maiores reservatórios da bacia: Sobradinho e Três Marias.


Tanto para o reservatório de Jupiá quanto para o de Porto Primavera, a operação deverá acontecer de forma que as vazões médias liberadas a cada mês tenham valores próximos ao requisito mínimo ambiental aprovado pelo IBAMA.


De acordo com a Resolução ANA nº 111/2021, a ANA poderá adequar suas regras de operação de reservatórios emitidas no contexto do Plano de Contingência da ANA para a Recuperação de Reservatórios do SIN. Isso poderá ocorrer em duas situações. A primeira delas é quando houver a redução significativa ou a interrupção da geração das hidrelétricas do rio Madeira (RO/AM) ou a indisponibilidade de seu sistema de transmissão. A segunda situação é a adoção do hidrograma (que considera as vazões com o passar do tempo num determinado ponto) do IBAMA na operação da hidrelétrica de Belo Monte (PA) ou a indisponibilidade do sistema de transmissão de energia associado à usina.


Quando os reservatórios estiverem operando para controle de cheia, as condições de operação contidas na Resolução ANA nº 111/2021 ficarão automaticamente suspensas e serão adotadas as Regras de Controle de Cheias estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em caráter excepcional, por até sete dias, o ONS poderá operar os reservatórios mencionados com condições diferentes das estabelecidas pela ANA para atendimento de questões elétricas ou energéticas. Nesse tipo de situação, o Operador Nacional do Sistema Elétrico terá até sete dias para apresentar justificativa para a Agência após cada evento.


Os operadores dos reservatórios indicados pela Resolução ANA nº 111/2021 deverão dar publicidade às informações técnicas de operação e deverão se articular com a Marinha para garantir a segurança da navegação e da vida humana nas regiões influenciadas pelos reservatórios citados.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

53 visualizações
bottom of page