top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Recursos hídricos e mudanças climáticas são temas de reunião entre ANA e representantes do Reino dos Países Baixos

  • amandachicattomkt
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Na última quinta-feira, 7 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu em sua sede, em Brasília (DF), representantes do Reino dos Países Baixos. A diretora-presidente substituta, Ana Carolina Argolo, e o diretor interino Marco Neves deram as boas-vindas à delegação neerlandesa e se colocaram à disposição para uma articulação tanto para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) quanto para futuras possibilidades de cooperação. Além disso, a assessora especial Internacional, Gisela Forattini, fez um informe sobre a agenda internacional da ANA. 


A superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência, Ana Paula Fioreze, apresentou os estudos elaborados pela instituição, especialmente o levantamento As Enchentes no Rio Grande do Sul: Lições, Desafios e Caminhos para um Futuro Resiliente, que foi lançado em 30 de abril deste ano. Fioreze informou, ainda, sobre a expectativa de participação da ANA na COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA). 


Participaram da reunião a enviada especial da Água do Reino dos Países Baixos, Meike van Ginneken; a representante do Ministério de Infraestrutura e Água, Karen Meyer; e pela Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília Nathalie Gonçalves. Ginneken, que também é diretora do Programa de Adaptação Climática do Ministério de Infraestrutura e Gerenciamento de Água, relatou sua atual missão no Brasil, que incluiu visitas ao Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília. A delegação neerlandesa manifestou interesse no tema adaptação climática e recursos hídricos e, sobretudo, na situação do Rio Grande do Sul, que passou por enchentes históricas em maio de 2024. 


Também participou da reunião o secretário-executivo adjunto do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Tito Lívio Queiroz e Silva. O representante da pasta informou sobre perspectivas do MIDR em relação à COP30 e sinalizou sobre a possibilidade de participar da Semana da Água de Estocolmo, neste mês, em painel conjunto com Meike van Ginneken. 


Por fim, as discussões preliminares manifestaram uma disposição para que os dois países discutam possibilidades de cooperação técnica, incluindo eventuais acordos, projetos e estudos entre a ANA e instituições dos Países Baixos com foco em temas relacionados aos recursos hídricos e às mudanças climáticas. 


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page