top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Região do Guandu: Três cidades aderem ao programa Alga



Iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente acompanha atividades licenciadas nas adjacências da Região Hidrográfica do Guandu


Os municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica aderiram, neste mês de dezembro, ao Programa de Acompanhamento de Licenças da Região do Guandu e Adjacências, o Alga, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A iniciativa tem como objetivo destacar e investir nas ações de acompanhamento das atividades licenciadas que lançam resíduos e rejeitos líquidos na Região Hidrográfica do Guandu.

Com a celebração dos acordos e adesão ao programa, os novos partícipes se juntam aos municípios de Miguel Pereira e Queimados, e passam a compor uma rede de cooperação para compartilhamento de informações relacionadas a unidades geradoras e lançadoras de efluentes líquidos em corpos hídricos da região.

“Pretendemos, ao fim do primeiro semestre de 2023, publicar o primeiro diagnóstico do Alga, mostrando os resultados da iniciativa para a região do Guandu. Estamos certos de que este programa, enquanto política ambiental, já impacta positivamente no estado do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello.

Instituído em 15 de junho 2022 por meio da Resolução Inea nº 256, o Alga é uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Pós-Licença do Inea (Dirpos) do Inea, cujas diretrizes preveem o mapeamento e acompanhamento de atividades licenciadas localizadas em áreas de influência de captação de água da ETA Guandu. O programa dá enfoque à preservação da qualidade hídrica da região, responsável pelo abastecimento de água de 81% dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Fonte: INEA

27 visualizações
bottom of page