Renata Maranhão recebe Prêmio Mulheres na Gestão das Águas no 26º SBRH
- amandachicattomkt
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A atuação feminina na governança das águas ganhou destaque na programação desta terça-feira, 25 de novembro, durante o 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), em Vitória (ES). A superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, foi homenageada com o Prêmio Mulheres na Gestão das Águas, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).
Criada para reconhecer o papel e a liderança de mulheres na consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a premiação destaca contribuições essenciais ao fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). A cada dois anos, durante os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos, a ABRHidro seleciona mulheres que se destacam pelo engajamento, pela inovação e pela capacidade de articulação institucional no setor.
Ao receber a homenagem, Renata Maranhão agradeceu o reconhecimento e reforçou o caráter coletivo do trabalho desempenhado na gestão hídrica nacional. “Obrigada de coração pelas mensagens. Divido esse prêmio com vocês, porque ele é resultado da força do trabalho de todas as UORGs [Unidades Organizacionais da Agência] junto ao SINGREH [Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos]. Ser reconhecida pela ABRHidro, sucedendo a admirável professora Yvonilde, me encheu de alegria e reforçou a minha certeza de que temos muito a avançar, mas vale a pena seguir nesse caminho que construímos juntos. Obrigada pelo carinho”, disse.
Reconhecimento da liderança feminina
O prêmio busca valorizar a atuação e as iniciativas de mulheres que têm impulsionado avanços dentro do SINGREH, reconhecendo o impacto de suas contribuições na gestão das águas do país. Também procura reforçar a presença feminina nas instituições públicas, na governança hídrica e na sociedade, evidenciando a importância de ampliar espaços e representatividade. Ao mesmo tempo, se propõe a estimular o equilíbrio de gênero nas estruturas do sistema, promovendo ambientes mais diversos e inclusivos. Além disso, a iniciativa pretende incentivar o surgimento de novas lideranças femininas, contribuindo para o fortalecimento contínuo da gestão das águas e inspirando outras mulheres a atuarem nesse campo estratégico.
A escolha das homenageadas é realizada por um comitê formado por representantes da Diretoria da ABRHidro, um associado regular e um membro externo à instituição. As indicações devem ser acompanhadas de justificativas objetivas que evidenciem o impacto das contribuições das candidatas para a gestão dos recursos hídricos no Brasil.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela ABRHidro e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






